O título brasileiro está indo embora? Botafogo perde clássico e já tem quatro adversários nos calcanhares
Bragantino, Palmeiras, Grêmio e Flamengo estão próximos do líder, que desperdiçou a grande vantagem de rodadas passadas
O caldo entornou. Parece que já era. Para o Glorioso, mais uma derrota amarga, a terceira seguida no Campeonato Brasileiro. O Botafogo teve vantagem de mais de dez pontos durante o turno inteiro e parte do returno. A queda começou depois da saída do interino Claudio Caçapa. Bruno Lage foi mal no comando do time carioca. Lucio Flavio entrou no lugar do ex-treinador do Benfica e Wolverhampton. No entanto, o atual técnico ainda não conseguiu recuperar o futebol do primeiro colocado da competição.
O Botafogo só voltou a ser aquele time maravilhoso na etapa inicial contra o Palmeiras, quando fez 3 a 0 e poderia ter construído placar com vantagem maior. No entanto, a partir do segundo tempo contra o Porco, o alvinegro caiu muito de rendimento. No clássico em São Januário, após levar o gol do lateral Paulo Henrique, o Botafogo esqueceu de competir. O emocional está lá embaixo, hein. Até Lucas Perri, terceiro goleiro da seleção dinizista, não faz mais milagres.
Já o Vasco venceu e saiu da zona de rebaixamento. O time mostrou força e ainda pode melhorar na tabela, pois está em 15º lugar, com 37 pontos. Pode melhorar ainda mais a situação. O próximo adversário é o lanterna América-MG no caldeirão de São Januário. O Vascão não será rebaixado.
O Palmeiras, favorito ao título, contou novamente com um gol da revelação Endrick, convocado com justiça por Fernando Diniz. A vitória de 1 a 0 sobre o Athletico-PR foi a quinta seguida do Verdão, que, agora, tem os mesmos 59 pontos do líder. Um adendo. O Palmeiras tem um jogo a mais, assim como o Grêmio, que triunfou sobre o Bahia por unzinho a zero. O Tricolor gaúcho, o imortal, tem 56 e chegou a quatro vitórias consecutivas.
Agora, existem dois clubes que estão com o mesmo número de jogos do Botafogo: o Fla e o Massa Bruta. O Flamengo de Tite está na quarta posição, com 53, e derrotou o Fortaleza fora de casa. O Bragantino tem 58 pontos.
Até as marcas dos jogadores do Botafogo nessa temporada estão sendo alcançadas. O Atlético-MG ocupa a quinta colocação e tem 53 pontos, e Paulinho empatou com Tiquinho Soares na artilharia do Brasileirão, com 16 gols. No entanto, Paulinho ficou com a vaga que seria de Tiquinho na seleção dinizista.
De campeonato dos sonhos a Brasileiro do Pesadelo. Assim, a torcida do Botafogo vê o título escorrer pelas mãos. O delírio pessimista se transformou em perigo real e imediato. O Glorioso não é mais favorito para conquistar a taça da competição nacional. Inaceitável.