Pedro x Flamengo em 9 capítulos
Minissérie que quase deu origem a uma futenovela
O atacante Pedro, de 26 anos, não quis aquecer no segundo tempo do jogo contra o Atlético-MG, e foi agredido pelo preparador físico Pablo Fernández. Os desdobramentos têm elementos de folhetim moderno, de crônica de Nelson Rodrigues, de carta de Myrna (personagem do mesmo Nelson Rodrigues) e de reality show.
Capítulo 1, o piloto
Pedro é colocado no banco de reservas constantemente. Mesmo com melhor desempenho do que Gabigol, de acordo com os números, o treinador Jorge Sampaoli prefere escalar a dupla de 2019, Gabi-Bruno Henrique.
Números de Pedro:
Mundial em 2022: quatro (4) gols (mais gols do que Gabi)
Libertadores-2023: 3 gols | 1 assistência (supera Gabi em gols e assistências)
Brasileirão-2023: 4 gols (empata em número de gols e perde em assistências)
Copa do Brasil-2023: 5 gols (supera em gols e perde em assistências)
SuperCopa do Brasil-2023 (um jogo contra o Palmeiras): 1 gol de calcanhar (Gabi fez dois)
Carioca-2023: 9 gols | 3 assistências (supera Gabi em tudo)
Total (do Mundial de 2022 até 31 de julho de 2023): 26 gols (2º maior artilheiro em território brasileiro) e 4 assistências (supera Gabi em tudo)
Números de Gabigol:
Mundial em 2022: 2 gols (perde para o artilheiro Pedro)
Libertadores-2023: 2 gols (perde para Pedro em gols e assistências)
Brasileirão-2023: 4 gols | 1 assistência (empata em gols e supera em assistências)
Copa do Brasil-2023: 4 gols | 1 assistência (tem um gol a menos e uma assistência a mais do que Pedro)
SuperCopa do Brasil (um jogo contra o Palmeiras): 2 gols (supera Pedro)
Campeonato Carioca: 5 gols | 1 assistência (perde para Pedro em gols e assistências)
Total (do Mundial de 2022 até 31 de julho de 2023): 19 gols | 3 assistências (perde para Pedro em gols e assistências)
Capítulo 2
De acordo com o próprio Pedro, Sampaoli e comissão técnica fizeram violência psicológica com ele. Segundo o técnico argentino Jorge Sampaoli, desentendimentos entre Pedro e integrantes da comissão acontecem. O clima nos bastidores do clube esquenta.
Capítulo 3
Na segunda etapa de Atlético-MG x Fla, o preparador físico Pablo Fernández chama os jogadores para o aquecimento. Dos atacantes, Luiz Araújo e Everton Cebolinha entram no segundo tempo. Pedro desiste do aquecimento e volta para o banco. Sampaoli ainda poderia fazer mais uma substituição. O volante Thiago Maia acaba entrando no lugar do lateral Filipe Luís.
Capítulo 4
Com a recusa de Pedro, que não volta a se aquecer ao notar as entradas de outros atacantes do elenco, Pablo Fernández fica irritado e cobra o jogador de forma ríspida, depois do final da partida, ao entrar no vestiário.
Capítulo 5
O preparador Pablo Fernández se irrita com a atitude do artilheiro. Fernández comenta que é falta de respeito com o trabalho da comissão técnica do clube. Pablo dá socos no atacante.
Capítulo 6
Pedro, dirigentes e integrantes da comissão técnica vão à delegacia em Belo Horizonte. O camisa 9 faz corpo de delito e apresenta ferimentos no rosto e na boca.
Capítulo 7
No Instagram, Pedro comenta sobre a agressão de Pablo Fernández e sobre o assédio que teria sofrido.
Jorge Sampaoli escreve nas redes sociais sobre desentendimentos entre o camisa 9 e os integrantes da comissão técnica, principalmente com Pablo Fernández.
O preparador físico confessa a agressão e pede desculpas a Pedro. Logo depois, segundo a versão do Flamengo, pede demissão.
Capítulo 8
Pedro não avisa e não vai ao treino de segunda-feira. O atacante alega dores no rosto.
Por lei, o atacante poderia pedir rescisão pela agressão e ainda ter direito à multa.
De acordo com alguns advogados, o artigo 483 alínea F da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, prevê rescisão por culpa do empregador causada por prática de agressão. O integrante da comissão técnica do Flamengo é um representante do clube para fins da CLT. A agressão física seria justa causa. O funcionário/atleta poderia rescindir sem multa o contrato por culpa do empregador. Pedro poderia ser indenizado por danos morais.
Algumas personalidades do futebol e do Jornalismo Esportivo pedem a demissão, inclusive, de Sampaoli.
Aliás, o clube vai multar Pedro por se negar a aquecer, ou seja, ato de indisciplina. Não é o primeiro caso. O lateral-direito Varela já fez isso também.
Capítulo 9
Pedro volta a treinar
Diretoria se reúne com Pedro e representantes, e acerta o retorno do jogador às atividades comandadas pela comissão técnica, liderada por Jorge Sampaoli.
O camisa 9 foi ao CT do Fla, o Ninho do Urubu, nessa terça, às 9h, para treinar depois da confusão criada com a agressão que sofreu do preparador físico Pablo Fernández. Saiu do clube ao meio-dia.
Uma nova temporada de ‘Pedro x Flamengo’ vem aí? Como diria Didi Mocó, aguarde e confira.
Abraços boleiros.