Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com conquista do ouro no Karatê e no Tênis de Mesa, confira o resumo dos últimos esportes dos Jogos Pan Americanos

Tênis de Mesa e Karatê foram os destaques brasileiros da última tarde dos Jogos Pan Americanos de Santiago.

5 nov 2023 - 15h19
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Bárbara Hellen
Bárbara Hellen
Foto: Marina Ziehe/COB / Esporte News Mundo

A tarde deste domingo (05) assinalou o encerramento dos últimos esportes dos Jogos Pan Americanos. No segundo período do dia, o Brasil entrou em ação pelas finais do Karatê Feminino, Tênis de Mesa Masculino por Equipes e BMX. Conquistando medalhas em todas as três modalidades, sendo a glória máxima no Karatê e no Tênis de Mesa, além do bronze na BMX Masculina.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook

KARATÊ

No Karatê, a Seleção Brasileira foi representada por Bárbara Hellen, na categoria até 68kg. A carateca brasileira teve como oponente a colombiana Wendy Riascos. No confronto, a brasileira triunfou por 4 a 2 e conquistou a medalha de ouro da categoria.

Antes de chegar a última fase da competição, Bárbara apresentou uma performance hegemônica na manhã dos Jogos Pan Americanos. A brasileira triunfou em todas as 6 lutas de seu cartel, recebendo apenas 2 pontos na sua trajetória, sendo um deles na semifinal.

No desafio anterior à final, a carateca do Brasil se sobressaiu à representante dos Estados Unidos, Skylar Lingl, por 3 a 1. A pontuação de Bárbara foi caracterizada por conquistar 3 Yuko, correspondentes ao soco no tronco de sua adversária.

Já na final, a brasileira venceu a colombiana Wendy Riascos por 4 a 2. Ambas as caratecas anotaram a pontuação logo no começo da luta, depois de uma troca de socos no tronco, o qual não foi sinalizado Senshu para nenhuma das duas atletas. Em seguida, a arbitragem sinalizou mais um ponto para Bárbara e para Wendy. Contudo, após dois empates na pontuação, a brasileira assumiu a frente do confronto com um Yuko. E, faltando 20 segundos para o fim do tempo, a carateca da Seleção Brasileira confirmou o ouro após acertar novamente um soco no tronco de sua adversária e sendo concedido o Yuko para Bárbara.

Com o resultado e a conquista da glória máxima pela brasileira, Bárbara Hellen assinala a única medalha de ouro do Time Verde e Amarelo no Karatê. A delegação da modalidade encerra o Pan com 6 medalhas, 1 ouro, 1 prata e 4 bronzes.

TÊNIS DE MESA

Na segunda final da tarde, o Brasil foi representado na final do Tênis de Mesa Masculino por Equipes. O trio brasileiro formado por Eric Jouti, Hugo Calderano e Vitor Ishiy enfrentou a equipe do Canadá no último desafio da competição, o qual foi vencido pela Seleção Brasileira por 3 a 1.

Na semifinal da categoria, o Time Verde e Amarelo triunfou sobre a equipe argentina por 3 a 2. Em uma rivalidade que transcende os esportes, a Seleção Brasileira se sobressaiu após conquistar a vitória nos últimos dois confrontos da partida, protagonizados por Hugo Calderano e Vitor Ishiy. Na disputa, o Brasil foi superado no 1° e 3° confronto, pelo placar de 3 a 0 em ambas as ocasiões. Contudo, o resultado brasileiro veio no 2°, 4° e 5° período, com duas vitórias de Hugo Calderano no 2° e 5° duelo, por 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente. Já o triunfo do 4° jogo aconteceu após uma virada histórica de Vitor Ishiy sobre o seu adversário, assinalando 3 a 2 no placar.

Já na final, o trio brasileiro … o time canadense. A Seleção abriu o confronto com vitória no primeiro jogo por 3 a 0 com a dupla formada por Eric Jouti e Vitor Ishiy. Após um primeiro set disputado, pelo placar de 11 a 9 a favor do Brasil, Eric e Vitor não tomaram conhecimento de seus adversários e triunfaram nos dois sets seguintes por 11 a 5 e 11 a 6.

No segundo duelo, o representante do Time Verde e Amarelo, Hugo Calderano, venceu sem maiores problemas o canadense Edward Ly pelo placar de 3 a 1. Depois de um primeiro jogo parelho, vencido por Edward por 12 a 10, o brasileiro aplicou 12 a 0 no jogo seguinte. Após uma vitória no segundo set sem pontos marcados pelo seu adversário, Hugo apresentou um jogo leve, vencendo o 3° e o 4° set por placares elásticos. O segundo mesa-tenista do Brasil assinalou 11 a 5 e 11 a 3 nos últimos dois jogos disputados entre ele e Ely.

No terceiro confronto, que poderia dar a medalha à Seleção Brasileira por 3 a 0, Eric Jouti foi vencido pelo canadense Eugene Wang por 3 a 0. Em duelos disputados, Wang levou a melhor nos dois primeiros jogos por 11 a 9 e 11 a 8. Já no último set, Eric iniciou a disputa a frente no placar, mas recebeu a virada, assinalando 12 a 10 para Eugene.

O quarto duelo marcou a volta de Hugo Calderano a mesa, mas dessa vez contra Simeón Martin. Já no primeiro set, Hugo mostrou porque é o atual campeão da categoria Individual, além de ser o maior vencedor da história do Tênis de Mesa nos Jogos Pan Americanos. O brasileiro não encontrou dificuldades para vencer o canadense, triunfando por 3 a 0, com as pontuações: 11 a 6; 11 a 9 e 11 a 6.

Com o resultado, o Brasil termina o último dia do Pan com duas medalhas de ouro conquistadas, no Karatê e no Tênis de Mesa, além das pratas asseguradas no Tiro com Arco na manhã.

BMX

Na modalidade sobre rodas, a Seleção Brasileira garantiu a medalha de bronze com Gustavo Batista, o "Bala Loka". O representante do Time Verde e Amarelo na categoria assinalou 83.67 e confirmou a terceira colocação para o Brasil.

Após uma classificação na 5° posição geral, com 74.58 pontos, o ciclista brasileiro superou sua marca no último desafio. Na final, Gustavo assegurou o bronze em sua segunda descida, cuja pontuação superou a marca pré estabelecida pelo costa-riquenho Kenneth Tencio, o qual assinalou 80.33 já na primeira rodada. Com a nota alcançada, o brasileiro ficou a 2 pontos da prata, conquistada pelo chileno José Cedano.

Devido o resultado, Gustavo obteve a única medalha da delegação brasileira na BMX. Além do bronze, o ciclista garantiu a classificação para as Olimpíadas de Paris.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

A cerimônia de encerramento será realizada na noite deste domingo (05), com início às 21h. Os porta-bandeiras do Brasil serão Hugo Calderano (Tênis de Mesa) e Nicole Pircio (Ginástica Rítmica). E você acompanha o encerramento aqui, no Esporte News Mundo.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade