Companheira de Laís Souza na prova de esqui aéreo, a ex-ginasta Josi Santos, deu boas notícias da recuperação da atleta brasileira, através de sua conta pessoal no Facebook. De acordo com Josi, Laís mexeu o braço no hospital, o que traz esperanças de uma boa recuperação. A ex-ginasta sofreu grave acidente enquanto esquiava em Utah na última segunda-feira. A atleta, que esperava obter classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, entre 7 e 23 de fevereiro, passou por cirurgia na coluna cervical e até a manhã desta quarta-feira, não conseguia mexer os braços e pernas, respirando com auxílio de ventilação mecânica.
Na mensagem que postou no Facebook, Josi Santos agradeceu a torcida dos fãs pela recuperação da amiga. "Deus do Céu ... C... ela mexeu o braço; Jesus te amo mais do que tudo...Genteeeee tá forte essa corrente....Muito feliz, muito feliz, só Deus sabe o que sinto nesse momento....Continuem amigos, continuem".
Laís, que participou das Olimpíadas de Verão de 2004 e 2008 como atleta da ginástica artística, está internada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City (EUA).
Esquiadores fazem manobras radicais em prédios de Detroit:
Segundo comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a família da atleta de 25 anos vem recebendo assistência da entidade e também da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). A mãe de Laís, Odete Vieira da Silva Souza, viajará aos Estados Unidos custeada pelo COB para acompanhar de perto a recuperação da filha.
Em entrevista ao Sportv, o médico Antônio Marttos disse que uma nova cirurgia pode ser necessária. "Possivelmente, ela precisará de outros procedimentos cirúrgicos para ser pró-ativo e prevenir outros problemas. Fazer uma traqueostomia para prevenir uma infecção pulmonar, um tubo para alimentação diretamente no estômago, para evitar sinusite, outros tipos de infecções", disse.
Com 13 atletas titulares, dividindo-se entre modalidades de neve e de gelo, o Brasil terá em Sochi a maior delegação de sua história em Olimpíadas de Inverno. Na equipe que estará em ação na Rússia, haverá atletas dos mais curiosos desde naturalizados até competidores que participam de modalidades de verão. Conheça o Time Brasil em Sochi 2014:
Foto: Divulgação / Getty Images
Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Daividson de Souza e Fabio Gonçalves (bobsled) Da equipe brasileira masculina de bobsled que participou da Olimpíada de Inverno de 2006, em Turim, apenas Edson permaneceu Ricardo Raschini, Márcio Silva e Claudinei Quirino perderam espaço. A equipe atual, porém, não decepcionou em seus desafios mais recentes, conquistando o terceiro lugar na etapa da Copa do Mundo de Lake Placid (EUA), em janeiro. Os Bananas Congeladas, como são conhecidos, competem nos dias 22 e 23.
Foto: CBDG / Divulgação
Fabiana dos Santos e Sally Mayara (bobsled) A dupla feminina do bobsled brasileiro vem de duas vitórias consecutivas em etapas da Copa do Mundo da modalidade. Apesar dos bons resultados, Fabiana e Sally estrearão em Jogos Olímpicos. A competição da modalidade em Sochi acontece nos dias 18 e 19.
Foto: CBDG / Divulgação
Isabel Clark (snowboard) Atleta mais experiente da delegação brasileira em Sochi, Isabel, 36 anos, vai para sua terceira edição das Olimpíadas de Inveno. Na primeira, em Turim (2006), surpreendeu ao conquistar a melhor colocação do Brasil na história da competição, graças ao inesperado nono lugar em uma decisão cheia de quedas das rivais. Disputou seis vezes o Mundial da modalidade, e ainda foi porta-bandeira do Brasil na Olimpíada de Inverno de 2010, em Vancouver. Competirá no snowboard cross, sua especialidade, no dia 16.
Foto: Getty Images
Jaqueline Mourão (esqui cross country e biatlo) Aos 37 anos, será a mais experiente atleta do Brasil em atividade na Olimpíada de Sochi além de ter disputado os Jogos de Inverno de Turim (2006) e Vancouver (2010), participou também das Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008) no mountain bike. Tem ainda quatro participações em Mundiais de esqui e duas nos de biatlo. Compete nos dias 9 (biatlo), 11 (cross country) e 14 (biatlo).
Foto: Getty Images
Josi Santos (esqui estilo livre) Também oriunda da ginástica olímpica, Josi tem 29 anos e também treina nos Estados Unidos, no Canadá, na Finlândia e no Brasil. É a outra representante do Brasil nos aerials, e também treina em Estados Unidos, Canadá, Finlândia e Brasil. Tem 29 anos e faz sua estreia olímpica.
Foto: CBDN / Divulgação
Isadora Williams (patinação artística) Nascida na região metropolitana de Atlanta (EUA), a patinadora americana possui cidadania brasileira por conta de sua mãe, que é de Belo Horizonte. Treinada pelo cazaque Andrei Kriukov, Isadora é apenas a terceira atleta da história do Brasil a competir na patinação artística no gelo. No Mundial da categoria da temporada 2012/2013, foi a 25ª colocada. Competirá nos dias 19 e 20.
Foto: CBDG / Divulgação
Jhonatan Longhi (esqui alpino) Jhonatan é um "veterano" brasileiro em Olimpíadas de Inverno, tendo disputado a edição de 2010 (Vancouver, no Canadá) e com índice para disputar também a de 2014. Classificado para as disputas de slalom gigante (dia 19) e slalom especial (dia 22), o brasileiro que reside na Itália disputou cinco vezes o Mundial de Esqui entre 2005 e 2013.
Foto: Getty Images
Maya Harrison (esqui alpino) Outra atleta que vai para sua segunda Olimpíada de Inverno, Maya disputará o slalom gigante (dia 18) e o slalom especial (dia 21). Recuperada de uma lesão no joelho, ela disputou duas edições do Mundial da modalidade, em 2009 e 2011. Foi a 48ª colocada do slalom especial em Vancouver (2010).
Foto: CBDN / Divulgação
Leandro Ribela (esqui cross country) Aos 33 anos, vai para sua segunda Olimpíada de Inverno, tendo disputado também a edição de 2010 em Vancouver. Com três participações em Mundiais no currículo, é recordista brasileiro em sprint e distance. Competirá apenas na primeira categoria (dia 11), na qual é o atual vice-líder do ranking latino-americano.