Conheça o bilionário Dan Friedkin, novo presidente da Roma
Empresário atua em diversos ramos e é apaixonado por aviões
O norte-americano Dan Friedkin adquiriu a Roma e encerrou a era de James Pallotta no clube. Com uma fortuna estimada em mais de US$ 4 bilhões, segundo a revista "Forbes", o empresário de 54 anos tem empresas nos setores de automóveis e hotéis de luxo, além de ser um grande apaixonado por aviões.
Friedkin, que é CEO do The Friedkin Group, herdou a empresa de seu pai, Thomas, que a fundou em 1967. O empreendedor é dono da Gulf States Toyota, empresa licenciada para vender carros da marca Toyota nos estados norte-americanos do Texas, Arkansas, Louisiana, Mississippi e Oklahoma. Em 2018, o empresário faturou cerca de US$ 9 bilhões no setor.
O magnata também investiu na área de hotéis de luxo. Ele é presidente da Auberge Resorts Collection, que tem propriedades em diversos locais do planeta, como nos Estados Unidos, México e Tanzânia.
O novo presidente da Roma atua também nas telonas. O estúdio de produção que criou fez os filmes "Todo o dinheiro do mundo" (2017) e "Lyrebird", que estreou no Telluride Film Festival em agosto de 2019.
De acordo com a "Forbes", Friedkin é o 187º homem mais rico dos Estados Unidos. Já em seu ranking mundial de 2020, o norte-americano aparece na posição 590.
Antes de ter herdado os negócios da família, Friedkin se formou na Universidade de Georgetown e tem um mestrado em administração de empresas pela Universidade de Rice. Atualmente, ele mora em Houston, no Texas, com sua esposa e os quatro filhos.
O novo dono da Roma também é apaixonado por aviação. Ele possui a maior coleção de aviões de guerra antigos da América. .