Conheça os 23 jogadores da Holanda
Conheça detalhes dos 23 jogadores convocados pela Holanda para disputar a Copa do Mundo.
GOLEIROS
Jasper Cillessen (Ajax Amsterdã), 25 anos; 7 jogos. Era segunda opção no Ajax no começo da temporada, mas conseguiu aos poucos tirar o posto de Kenneth Vermeer. Fez sua estreia profissional pelo NEC Nijmegen antes de se mudar para o Ajax em 2011.
Tim Krul (Newcastle United), 26 anos; 5 jogos. Sensação no clube de sua cidade-natal, o ADO Den Haag, Krul se transferiu para o Newcastle ainda muito jovem. Dentro de quatro anos, assumiu a posição que era de Steve Harper. Fez a estreia dos sonhos com a Holanda em jogo contra o Brasil e ficou no banco na Euro 2012.
Michel Vorm (Swansea City), 30 anos; 14 jogos. Goleiro com a carreira marcada por lesões, Vorm se transferiu do FC Utrecht para o Swansea City em 2011 e, apesar de tomar quatro gols na estreia pela equipe galesa, teve uma ótima primeira temporada com o clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Inglês. Foi o reserva de Maarten Stekelenburg na Copa do Mundo de 2010.
DEFENSORES
Daley Blind (Ajax Amsterdã), 24 anos; 11 jogos. Seu pai, Danny, é o auxiliar do técnico Louis van Gaal e irá assumir a seleção depois da Euro 2016. Daley é um lateral-esquerdo forte que se transformou em volante no Ajax. Fez sua estreia pela seleção em amistoso contra a Itália no ano passado.
Stefan de Vrij (Feyenoord), 22 anos; 11 jogos. Oriundo das categorias de base do Feyenoord, onde ele joga desde os 10 anos de idade, De Vrij é atualmente capitão do clube, com mais de 100 partidas disputadas desde 2009. Estreou pela seleção na primeira partida de Van Gaal de volta ao comando dos laranjas, contra a Bélgica em agosto de 2012.
Daryl Janmaat (Feyenoord), 24 anos; 15 jogos. Lateral-direito que não teve muito destaque atuando pelo ADO Den Haag e pelo Heerenveen, Janmaat retornou ao Feyenoord, onde jogou nas categorias de base.
Bruno Martins Indi (Feyenoord), 22 anos, 15 jogos. Nascido em Portugal de pais africanos da Guiné-Bissau, Bruno Martins Indi não tinha sequer um ano de idade quando a família foi para a Holanda. A partir de sua experiência na equipe holandesa sub-17 que disputou o Mundial de 2009, é possível dizer que ele prefere atuar no miolo da zaga em vez da lateral-esquerda, onde por vezes é utilizado. Marcou duas vezes nas eliminatórias da Copa.
Ron Vlaar (Aston Villa), 29 anos, 23 jogos. Presença marcante em duas temporadas pelo Aston Villa, Vlaar é o xerifão da zaga que foi ídolo do Feyenoord antes de se transferir para a Inglaterra em 2012. Marco van Basten o convocou pela primeira vez em 2005, mas ele acabou não ficando entre os 23 convocados para a Copa de 2010.
Joel Veltman (Ajax Amsterdã), 21 anos; 2 jogos. Estreou com a camisa da seleção em novembro em amistoso com a Colômbia em sua apenas segunda temporada como jogador profissional. Jogou em todas as seleções de base da Holanda e está no Ajax desde os nove anos de idade. Foi expulso na partida contra o Barcelona pela Liga dos Campeões da Europa em novembro.
Paul Verhaegh (FC Ausburg), 30 anos, 2 jogos. Lateral-direito reserva, Verhaegh jogou apenas duas vezes com a camisa laranja, em amistosos contra Portugal em agosto e Equador no último mês. Oriundo da base do PSV, nunca conseguiu se destacar a ponto de jogar no profissional da equipe. Atua no Campeonato Alemão há dois anos.
Terence Kongolo (Feyenoord), 20 anos, 1 jogo. O nome de Kongolo parecia apenas preencher a lista provisória de 30 nomes. O jogador acabou substituído após 45 minutos de partida contra o Equadro em maio --Verhaegh entrou em seu lugar. No entanto, figura na convocação final de Louis van Gaal, no rol de "surpresas".
MEIAS
Jordy Clasie (Feyenoord), 22 anos; 8 jogos. Clasie é da nova leva de jogadores apresentados aos holandeses assim que Van Gaal assumiu em 2012. Chamado de "Xavi holandês" por sua tenacidade no meio-campo, Clasie chegou a ser criticado no início da carreira por ser muito franzino. Estreou com a camisa da Holanda em partida diante da Turquia nas eliminatórias da Copa em setembro de 2012, e desde então atuou em todos os jogos da competição.
Jonathan de Guzman (Swansea City), 26 anos; 10 jogos. Nascido no Canadá e filho de pai filipino e mãe jamaicana, De Guzman se mudou aos 12 anos para a Holanda para jogar na base do Feyenoord. Mudou-se para a Espanha em 2010 e acabou emprestado pelo Villarreal para o Swansea City por duas temporadas. Seu irmão, Julien, já disputou mais de 70 jogos pela seleção do Canadá.
Nigel de Jong (AC Milan), 29 anos; 70 jogos. De Jong jogou a final da Copa do Mundo quatro anos atrás, quando teve sorte o suficiente para não ser expulso após choque no alto com Xabi Alonso. Agora no Milan depois de passagens por Ajax, Hamburgo e Manchester City, De Jong é filho do ex-jogador da seleção holandesa Jerry de Jong, também um volante de contenção.
Leroy Fer (Norwich City), 24 anos; 5 jogos. Meio-campista forte, que já foi comparado a Patrick Vieira quando surgiu pelo Feyenoord, Leroy Fer se transferiu para o Twente por 5 milhões de euros e depois quase acabou negociado com o Everton em 2013, mas o atleta acabou reprovado nos exames médicos devido a uma lesão no joelho. Depois acabou indo mesmo para a Inglaterra, onde joga no Norwich City.
Wesley Sneijder (Galatasaray), 29 anos; 98 jogos. Tirado do posto de capitão do time quando o técnico Van Gaal questionou sua forma física e até ameaçou não convocá-lo mais, Sneijder conseguiu a volta por cima. O meia-armador começou a carreira no Ajax, mas também venceu campeonatos nacionais com o Real Madrid e a Inter de Milão, com quem ainda foi campeão da Liga dos Campeões da Europa. Venceu a Bola de Prata como segundo melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 e também recebeu a Chuteira de Bronze pelo terceiro lugar na artilharia. Tem 26 gols com a seleção.
Arjen Robben (Bayern de Munique), 30 anos; 74 jogos. Teve a chance de decidir a Copa do Mundo há quatro anos, mas parou na perna esticada do goleiro espanhol Iker Casillas. Robben coleciona seis títulos de liga, na Inglaterra, Espanha e Alemanha, desde 2005, além do título da Liga dos Campeões da Europa com o Bayern de Munique em 2013, sendo o autor do gol do título diante do Borussia Dortmund na final. Seu ritmo de jogo atuando pelas pontas e o arremate certeiro são suas marcas. Tem 22 gols com a camisa da Holanda.
Georinio Wijnaldum (PSV Eidhoven), 23 anos; 4 jogos. Wijnaldum substituiu o lesionado Rafael van der Vaart e é uma opção para o setor de criação, geralmente ocupado por Sneijder. Se desenvolveu no Feyenoord e passou por todas as categorias de base da seleção holandesa.
ATACANTES
Memphis Depay (PSV Eidhoven), 20 anos; 6 jogos. Talento precoce, Depay figurou nos últimos quatro amistosos da Holanda. Seu pai é de Gana, mas o jogador optou pela Holanda após fazer sua estreia no minuto final do último jogo das eliminatórias da Copa em outubro. É conhecido por sua capacidade de drible, embora às vezes exagere nos lances individuais, causando a ira dos treinadores e companheiros de time.
Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04), 30 anos, 61 jogos. Uma lesão tirou Huntelaar da equipe entre o amistoso com Portugal em agosto de 2013 e a vitória sobre Gana no último sábado. O atacante assinou seu primeiro contrato aos 10 anos, com o Go Ahead Eagles, mas se transferiu para o PSV aos 17, onde foi treinado pelo maior artilheiro do futebol holandês Willy van der Kuijlen. Duas vezes artilheiro máximo do Campeonato Holandês em seus clubes seguintes, Heerenveen e Ajax, Huntelaar depois atuou no Real Madrid e no Milan. Há dois anos, foi o artilheiro máximo do Campeonato Alemão com o Schalke 04, mas o joelho operado fez com que ele voltasse aos gramados somente em janeiro deste ano.
Dirk Kuyt (Fenerbahce), 33 anos; 98 jogos. Jogador regular na equipe holandesa na última década, Kuyt jogou as duas últimas Copas do Mundo e as duas últimas Eurocopas. Sua ética e senso de trabalho em equipe fizeram com que ele acumulasse quase 100 jogos pela seleção laranja, sempre desempenhando incansável papel pelos flancos, marcando e atacando. Já foi eleito o jogador do ano do Campeonato Holandês quando jogava no Feyenoord e marcou o gol de consolo do Liverpool na final perdida para o Milan na Liga dos Campeões da Europa em 2007.
Jeremain Lens (Dynamo Kiev), 26 anos; 21 jogos. Atacante que atua pelo lado direito, Lens foi jogar no futebol ucraniano em 2013, onde ficará por quatro anos. Sua carreira começou na base do Ajax, mas acabou se transferindo para o AZ Alkmaar para completar seu desenvolvimento. O PSV Eidhoven acabou contratando o jovem atleta em 2010. Lens estará próximo de suas raízes familiares, já que o Suriname, antiga colônia holandesa, faz fronteira com o Brasil.
Robin van Persie (Manchester United), 30 anos, 82 joos. Van Persie marcou 11 vezes nas eliminatórias da Copa de 2014, chegando a 43 gols e quebrando o recorde holandês --média de 1 gol a cada dois jogos atuando pelo seu país. Capitão da Holanda desde 2013, Van Persie tem relação próxima com Van Gaal. Se transferiu de maneira polêmica do Arsenal para o Manchester United, no intuito de ganhar títulos e acabou conquistando o Campeonato Inglês em sua temporada de estreia, mas no campeonato mais recente só teve decepções e desfalcou o time lesionado em algumas partidas.