Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa Internacional de Kitesurf mostra força da nova classe olímpica

Provas de kitesurf foram realizadas em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro

7 fev 2022 - 19h01
Compartilhar
Exibir comentários

A Copa Internacional de Kitesurf, um dos principais eventos da modalidade na América Latina, terminou no último domingo com as regatas de Kiteboard bi-direcional, Formula Kite Foil Olímpico, FreeStyle BigAir e Formula Kite Foil Open para atletas do profissional, juvenil e amador. O evento, que reuniu mais de 100 velejadores de várias idades, foi realizado em Araruama (RJ) e comemorou o 163º aniversário da cidade da Região dos Lagos.

Copa Internacional de Kitesurf mostra força da nova classe olímpica (Foto: Divulgação/CBVela)
Copa Internacional de Kitesurf mostra força da nova classe olímpica (Foto: Divulgação/CBVela)
Foto: Lance!

As provas foram disputadas na Praia Pontinha do Outeiro. Foram três dias de evento de kite na cidade, que deve realizar outras competições da modalidade na temporada com apoio da CBVela - Confederação Brasileira de Vela.

O título do campeonato na versão olímpica ficou para o maranhense Bruno Lobo, que dominou todas as oito regatas na Fórmula Kite. Em segundo ficou o também maranhense Arthur Juca, seguido pelo fluminense Gleison Magalhães.

Melhor atleta das Américas no Formula Kite, Bruno Lobo foi o destaque das regatas em Araruama ficando com o título de sua categoria. O velejador elogiou a estrutura local em sua estreia na Região dos Lagos.

- Fiquei impressionado com a estrutura e as condições para a pratica do esporte. Espero que o kite só cresça com eventos como esse e a troca de experiência com a nova geração. Precisamos da renovação para trazer medalhas nos próximos anos! A vela pode contar comigo para a evolução do kite - contou Bruno Lobo.

O atleta foi campeão pan-americano em Lima 2019, quando a categoria estreou no calendário dos Jogos. Em 2024, o kitesurf estará olimpíada na versão Formula Kite.

- O trabalho exemplar da prefeitura de Araruama foi fundamental para a realização do evento. Cada detalhe foi pensado para a realização do campeonato, dentro e fora do local de provas. O mais importante é que vamos deixar um legado para a cidade e para a modalidade. Certamente é um dos lugares mais legais para a pratica da vela - explicou Samuel Gonçalves, diretor da CBVela.

Os organizadores com apoio da Prefeitura de Araruama anunciaram mais eventos de vela na cidade em agosto de 2022. Em fevereiro de 2023, a Copa Internacional de Kitesurf deve trazer ainda mais velejadores ao município.

- Araruama será a capital do kitesurf, temos uma riqueza natural maravilhosa e temos que valorizar o esporte. Vamos desenvolver a modalidade e a nossa Araruama - afirmou Livia de Chiquinho, prefeita da cidade.

A Lagoa de Araruama sempre foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais da vela brasileira nas décadas de 80 a 2000. A CBVela trabalha para que a cidade da Região dos Lagos volte definitivamente a mostrar suas qualidades em eventos futuros.

Na categoria Bi-Direcional, Carla Mannet foi a vencedora do evento, seguida por Vanilce Freitas e Danielly Aliprandi. No masculino, o campeão de 2022 foi Cícero Barbosa.

- Muito legal ver a mulherada no esporte com uma união dentro d'água entre a gente. Estamos entrando cada vez mais e se dedicando no kite! O evento foi super organizado por Araruama e CBVela. A competição foi bem desafiadora e divertida - disse Carla Mannet.

No FreeStyle, Gleison Magalhães teve a melhor nota com 8,73, seguido por Felipe Macedo com 8,63 e Luciano Paes com 8,30.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade