Paulo Bento mostra otimismo na Coreia do Sul: "Será um longo projeto"
Anunciado de forma oficial na última sexta-feira, Paulo Bento foi apresentado nesta quinta como novo comandante da seleção da Coreia do Sul para o ciclo visando a Copa do Mundo de 2022. Com passagens pela equipe nacional de Portugal e uma experiência curta no futebol brasileiro dirigindo o Cruzeiro, o treinador nem de longe deixou de apontar suas ambições, mas admitiu que a renovação é seu objetivo inicial.
"Será um projeto longo e acredito que alcançaremos os objetivos que traçamos desde o início. Vejo também que este é um projeto no qual poderemos desenvolver, juntos, um plano para melhoria e desenvolvimento do futebol coreano. Ao mesmo tempo, essencialmente, vamos permitir que os jovens talentos possam vir a ser o futuro da seleção nacional", disse Paulo Bento.
A experiência no futebol asiático não é uma novidade para o comandante, que dirigiu o Chongqing Lifan, da China, nos últimos sete meses. Além do Mundial no Catar, Bento terá a Taça da Ásia no ano que vem, mas antes disso dois amistosos contra Costa Rica e Chile já em setembro.
"Vou procurar atingir os nosso objetivos com profissionalismo e dedicação, assim como fiz em toda minha carreira. Assim que aceitei o convite, fiz questão ver os jogos das Eliminatórias para o último Mundial. Quanto ao desenvolvimento, me lembro do Mundial de 2002, que foi uma grande oportunidade para desenvolver o futebol aqui. Foi histórico e é uma boa memória para os fãs do futebol", ressaltou.
Além de Cruzeiro e seleção portuguesa, Paulo Bento possui a experiência no futebol grego pelo Olympiacos. Sua passagem mais expressiva, porém, foi em terra natal comandando o Sporting entre 2005 e 2009, quando conquistou duas Taças de Portugal.