Acabou a novela! Corinthians anuncia Vanderlei Luxemburgo como novo técnico
Luxa assina com o Timão até dezembro de 2023
Quase uma semana após a saída de Cuca, o Corinthians oficializou Vanderlei Luxemburgo como novo técnico do clube alvinegro. O treinador de 70 anos assinou até 31 de dezembro de 2023, período que termina o mandato do presidente Duílio Monteiro Alves.
Com Luxa, a ideia é manter uma linha de trabalho que se esperava com Cuca, tendo à frente do elenco um profissional respeitado no mundo do futebol, com um currículo vencedor e capaz de dominar o vestiário.
Luxemburgo está no CT Joaquim Grava comandando o treino desta segunda-feira. A estreia do técnico será nesta terça-feira (2), contra o Independiente del Valle, pela fase de grupos da Libertadores.
Como o LANCE! havia antecipado, Luxa era bem visto por conselheiros e se tornou o favorito após a saída de Cuca, mas uma nova aposta por Tite e a resistência do presidente Duílio em relação aos trabalhos recentes do profissional de 70 anos esfriaram as conversas. O ex-técnico da Seleção Brasileira balançou com o pedido do Corinthians, mas recusou a proposta.
A diretoria corintiana voltou suas atenções a Mano Menezes, mas o profissional optou por cumprir seu contrato com o Internacional. Antes da derrota no Dérbi, o Timão iniciou conversas com Róger Machado, que acenou positivamente ao interesse na oferta corintiana. Porém, frente à repercussão negativa sobre a contratação do profissional, o departamento de futebol do Timão recuou na investida.
Técnicos estrangeiros foram considerados e oferecidos para a alta cúpula do Timão nos últimos dias, mas os altos valores e o tempo de contrato se tornaram empecilhos durante as conversas.
O último trabalho de Luxa foi em 2021, quando ajudou o Cruzeiro a permanecer na Série B do Brasileirão. Na Raposa, ele somou oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas, com 50,7% de aproveitamento.
Esta será a terceira passagem de Luxemburgo pelo Corinthians. Na primeira vez, em 1998, ele dividiu o seu trabalho no clube alvinegro com o que fazia à frente da Seleção Brasileira. Ainda assim, foi campeão brasileiro e vice-campeão paulista. Após deixar a Amarelinha, retornou ao Timão em 2001, sendo campeão paulista e vice da Copa do Brasil.