Com vice na Copa do Brasil, Corinthians sobe duas posições no ranking da CBF
O Corinthians subiu duas posições no ranking de clubes divulgado neste sábado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com o vice na Copa do Brasil desta temporada, o Timão garantiu pontos importantes para ficar na 8ª posição da lista referente a 2023.
O clube paulista soma 12.320 pontos no ranking e ficou a 192 de distância do 7º colocado Fortaleza, que registrou grande ascensão. Além disso, abriu 416 pontos de vantagem para o Santos, que vem logo abaixo na tabela.
Os mais de mil pontos ganhos pelo Corinthians desde 2022 podem ser explicados por duas campanhas. Além de chegar longe na Copa do Brasil, a equipe também terminou na 4ª colocação do Campeonato Brasileiro. Já na lista anterior, o Timão somou 11.064 pontos e apareceu no 10º posto.
Vale destacar que a pontuação do ranking da CBF leva em consideração o desempenho dos clubes no Brasileirão e na Copa do Brasil nos últimos cinco anos. Esses números são proporcionais às posições atingidas e priorizam as campanhas mais recentes.
Com esse recorte de cinco anos, o Corinthians acabou "perdendo" a importante contagem de 2017. Naquele ano, a equipe então treinada por Fábio Carille faturou o Campeonato Brasileiro pela sétima vez em sua história.
Em 2019, por exemplo, o Alvinegro apareceu na 5ª posição da lista da CBF. Já em 2020 caiu para a oitava colocação e, no ano seguinte, terminou em sétimo. Em 2022, registrou o seu pior desempenho e teve queda para o décimo posto do ranking.