Corinthians faz 3 em estreia e aquece para Libertadores
Equipe comandada por Tite teve bom segundo tempo e agora só pensa no Once Caldas
O Corinthians atingiu o que pretendia ao receber o Marília neste domingo, em Itaquera, pela primeira rodada do Campeonato Paulista: manter tranquilidade para receber o Once Caldas-COL, na próxima quarta, em partida que marcará o início da caminhada alvinegra na Copa Libertadores da América. Com atuação questionável no primeiro tempo, mas muito boa no segundo, o time comandado por Tite venceu a equipe do interior por 3 a 0 e começou com o pé direito a temporada 2015. Veja como foi o jogo em detalhes.
Os gols corintianos foram anotados por Renato Augusto, na etapa inicial, e Fagner e Guerrero, na complementar. E não foi só o número de bolas na rede que aumentou após o intervalo. O desempenho alvinegro também melhorou. Se iniciou a partida dominando o meio de campo e levando perigo ao gol de Marcelo, o time da capital passou por momentos de apuros ainda no primeiro tempo. Fagner, Fábio Santos e Felipe não davam segurança defensiva à equipe, e o Marília teve boas chances de superar Cássio.
Por outro lado, o setor ofensivo do Corinthians funcionou bem. Escalado de última hora no lugar do barrado Lodeiro, Jadson teve boa atuação. O meia esbanjou visão de jogo e conseguiu distribuir passes verticais em alguns momentos da partida. O gol de Renato Augusto, por exemplo, foi marcado após passe dele. Mais à frente, Emerson Sheik se destacou com intensa movimentação e briga pela ponta esquerda (apesar de desperdiçar chances importantes), e Guerrero foi pouco acionado. Quando a bola chegou, porém, o peruano não decepcionou.
Foi uma estreia animadora. Principalmente pelo segundo tempo. Será nele que o Corinthians terá que se espelhar para a importantíssima sequência de jogos que terá pela frente. Nesta quarta-feira, por exemplo, o time comandado por Tite recebe o Once Caldas, às 22h (de Brasília), pela ida da Pré-Libertadores. No domingo, visita o Palmeiras no Allianz Parque, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista. Aí, na outra semana, viaja à Colômbia para decidir se disputará a fase de grupos do torneio continental também diante do Once Caldas. Uma verdadeira maratona.
GOLS
Corinthians 1 x 0 Marília – 10min do primeiro tempo - Jadson fez lindo passe para Renato Augusto na área. O meia deu leve desvio e Marcelo não alcançou.
Corinthians 2 x 0 Marília – 11min do segundo tempo – Fagner finalizou da intermediária, a bola desviou em Gilberto Souza e enganou Marcelo.
Corinthians 3 x 0 Marília – 13min do segundo tempo - Renato Augusto tocou para Guerrero na área e o atacante concluiu no canto esquerdo de Marcelo.
Controvérsia com Fagner
Uma polêmica marcou a parte final da primeira etapa da partida deste domingo, em Itaquera. Aos 47min, Fagner (autor do segundo gol corintiano) perdeu o tempo de bola e cometeu falta dura em Deca na lateral da grande área. A falta poderia muito bem render cartão amarelo ao lateral-direito corintiano – o que causaria a sua expulsão, uma vez que ele já havia sido advertido minutos antes. O árbitro Douglas Marques das Flores, contudo, optou por resolver a situação verbalmente, o que irritou os jogadores do Marília e aliviou a torcida alvinegra no Twitter.
Juizão ajudando nóis, pq era pro Fagner ter sido expulso
— Thales Robert † (@thalesrobert94) 1 fevereiro 2015
Fagner doido pra ser expulso
— George Corpsegrinder (@GeorgeWRV) 1 fevereiro 2015
Qua-se que o Fagner ia expulso na PRIMEIRA RODADA.Vai se catar..
— Olívia (@oliviatavaress) 1 fevereiro 2015
Adeus de Lodeiro?
Antes do jogo deste domingo, um fato em especial chamou a atenção de torcedores e imprensa: Nicolás Lodeiro, titular de Tite durante toda a pré-temporada, sequer sentou-se ao banco de reservas para a partida contra o Marília. Como nos últimos dias muito se especulou sobre uma possível transferência do uruguaio ao Boca Jrs, o que se espera agora é que ele seja, de fato, negociado nos próximos dias. Perguntado se o meia não jogará mais pelo Corinthians, Tite indicou que sim: Lodeiro deve dar adeus. “Amanhã talvez tenhamos uma resposta. Ele foi retirado (do banco) porque tem uma situação que está para ser encaminhada (possível venda). A direção pode falar melhor sobre isso, mas a responsabilidade é minha”, explicou antes de a bola rolar.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 0 MARÍLIA
Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 1º de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
Público: 25.582 pagantes (total de 25.896)
Renda: R$ 1.116.056,85
Cartões amarelos: Fagner (Corinthians); Marcus Vinícius (Marília)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias (Bruno Henrique), Jadson, Renato Augusto (Danilo) e Emerson (Luciano); Guerrero
Técnico: Tite
MARÍLIA: Marcelo; Rafael Mineiro, Thiago Gomes, Marcus Vinicius e Deca; Alex Bruno (Neto), Vítor, Gilberto e Gilberto Trindade; Wellington Amorim (Thiago Elias) e Leandro Costa (Leomir)
Técnico: Luis dos Reis