Corinthians, São Paulo e Santos fora da Copa do Brasil de 2024? Entenda regulamento
Times têm de ficar entre os primeiros colocados do Brasileirão ou serem campeões para estar na competição no próximo ano após eliminação no Estadual
As eliminações de Corinthians e São Paulo nas quartas de final e do Santos na primeira fase do Paulistão podem influenciar na próxima temporada das equipes. Isso se deve ao fato de que, a partir deste ano, as vagas para a Copa do Brasil levam em conta o desempenho das equipes nos Estaduais. A FPF (Federação Paulista de Futebol) classifica os cinco melhores times do Campeonato Paulista para a competição do próximo ano e, neste momento, os comandados de Fernando Lázaro, Rogério Ceni e Odair Hellmann estariam fora do torneio mata-mata.
Apesar disso, Corinthians, São Paulo e Santos ainda possuem alternativas de classificação para a Copa do Brasil de 2024, competição que quase R$ 100 milhões ao vencedor. A primeira alternativa para os rivais é conquistar o título da competição nesta temporada, já que a equipe campeã se garante na edição seguinte de forma automática.
Outra opção é as equipes se classificarem para a Libertadores de 2024 por meio do Campeonato Brasileiro. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, os times que disputam o maior torneio continental da América do Sul entram direto na terceira fase do torneio. Uma última opção é garantir sua vaga conquistando a Libertadores (Corinthians) ou a Sul-Americana (São Paulo, Santos e Corinthians, se eliminado na fase de grupos da Libertadores deste ano).
Caso nenhuma dessas opções de classificação para a Copa do Brasil seja conseguida, o Corinthians e São Paulo passam a depender dos rivais para se classificar. Caso Palmeiras e Red Bull Bragantino, que estão na frente das equipes na classificação do Paulistão, conquistem a vaga na Libertadores de 2024, Corinthians e São Paulo vão herdar a vaga na Copa Nacional do próximo ano por meio do Estadual.
Palmeiras, Ituano, Água Santa e Red Bull Bragantino serão ordenados nas quarto primeiras colocações, a depender dos resultados das semifinais e finais. A quinta colocação ficou com o São Bernardo. Em sexto, o São Paulo, com o Corinthians na sétima colocação. O Santos terminou na modesta 12ª posição.
Entenda a mudança
O método de classificação para a Copa do Brasil mudou em dezembro de 2022. A competição passará a contar com 92 participantes a partir do próximo ano e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu que 80 vagas serão distribuídas por meio das federações Estaduais.
AS 12 vagas restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileiro e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores.