Dependência? Corinthians volta a mostrar problemas na ausência de Renato Augusto; entenda
Meia é o líder técnico da equipe, que sofre na criação de jogadas quando ele não está em campo; time perdeu para o São Bernardo por 2 a 0 na última rodada do Paulistão e deixou de emplacar a quarta vitória seguida
As duas únicas derrotas do Corinthians em 2023 foram quando o técnico Lázaro não pode contar com o ídolo Renato Augusto. Com o meia em campo, foram duas assistências nas quatro vitórias e um empate no Paulistão. O jogador não participou da estreia no Estadual, na derrota para o Red Bull Bragantino, e foi poupado na última rodada quando o Corinthians perdeu para o São Bernardo por 2 a 0.
Assim como em 2022, o Corinthians não conta com um substituto para Renato Augusto, seja no nível técnico, seja nas características de atuar, segurando a bola e dando ritmo ao time. A equipe precisa fazer mudanças na forma de atacar, mas não consegue quando perde seu principal nome. Ele eleva a qualidade dos seus companheiros e é quem comanda as ações ofensivas, com passes decisivos e lançamentos precisos, assim como viradas de bola de um lado para outro.
Sem o atleta, o Corinthians se mostra uma equipe sem inspiração, com problemas para achar espaços nas defesas adversárias e de até ficar com a bola. Não há outro como ele dentro do elenco. Suas duas assistências no Paulistão foram em lances em que mostrou muita qualidade. Contra o Guarani, recebeu inversão de jogo e, de primeira, tocou com o pé esquerdo para achar Róger Guedes livre dentro da pequena área. Já diante do Botafogo, de Ribeirão Preto, descolou passe de calcanhar para o atacante novamente balançar as redes.
Aos 35 anos, Renato Augusto carece de cuidados específicos da comissão técnica. O rodízio implementado pelo então técnico Vítor Pereira no ano passado era justificado por conta do extenso e do "apertado" calendário. Mas a ausência do meia foi lamentada por torcedores nas partidas em que o time perdeu pontos importantes.
Em 2022, o Corinthians fez 72 jogos e Renato Augusto atuou em 50, sendo que jogou os 90 minutos em apenas 15 partidas. Ele contribuiu com cinco gols e oito assistências. O desempenho sem o meia no ano passado foi até positivo: dez vitórias, sete empates e cinco derrotas. Ele chegou a desfalcar o time por quase dois meses devido a problemas na panturrilha. Renato não suporta atuar todas as partidas do ano. Neste começo de temporada, sua preparação foi melhor. Ele até perdeu alguns quilinhos.
O técnico Fernando Lázaro não deve mudar seu planejamento com o jogador, o de ser poupado em jogos em que o elenco pode resolver e deixá-lo para partidas mais pesadas, em que sua qualidade faz diferença. A diretoria procura outro jogador para a posição. Era para ser Luan, mas ele nunca vingou no Parque São Jorge.
Desempenho do Corinthians sem Renato Augusto em 2022
Santo André - vitória
Botafogo - vitória
Portuguesa-RJ - empate
Portuguesa-RJ - vitória
Santos - vitória
Santos - empate
Boca Juniors - empate
Fluminense - derrota
Boca Juniors - empate
Flamengo - vitória
Santos - derrota
Ceará - derrota
Coritiba - vitória
Atlético - vitória
Atlético-GO - derrota
Botafogo - vitória
Flamengo - derrota
Inter - empate
Athletico-PR - vitória
Santos - vitória
Goiás - empate
Coritiba - empate