Do laboratório ao teste de fogo: entenda como Sul-Americana virou prioridade no Corinthians
Após mudar o foco na temporada, Timão encara o Fortaleza na Sul-Americana com a oportunidade de disputar um título inédito
Após cair precocemente na fase de grupos da Libertadores, o Corinthians iniciou sua jornada na Sul-Americana tratando a competição como segunda opção. Porém, à medida que o clube foi avançando, as prioridades mudaram no departamento de futebol corintiano. Agora, o Timão está na semifinal e trata a partida contra o Fortaleza como o "jogo da vida".
Enquanto priorizava a Copa do Brasil e a luta contra o rebaixamento no Brasileirão, Vanderlei Luxemburgo mandou um time alternativo e tratou as partidas contra Universitario e Newell´s Old Boys como uma espécie de laboratório para avaliar jogadores pouco aproveitados e garotos da base. Uma eliminação diante dos peruanos ou argentinos dificilmente faria Luxa balançar no cargo, e o Timão conseguiu avançar às quartas de final.
O duelo contra o Estudiantes veio pouco tempo depois do Corinthians ser eliminado pelo São Paulo na semifinal da Copa do Brasil. Após uma reunião entre diretoria e Luxemburgo, ficou definido que o foco do Timão seria buscar o título da Sul-Americana, tendo em vista ser a única possibilidade de título para a gestão de Duílio Monteiro Alves, que deixa a presidência do clube no final de 2023..
Assim, o treinador preservou os titulares antes do primeiro duelo contra a equipe de La Plata. Mesmo com a classificação suada diante do Estudiantes, tanto o desempenho da equipe fora de casa quanto a postura de Luxemburgo na entrevista coletiva causaram irritações em torcedores e dirigentes.
O ápice da pressão veio após a discussão entre Luxa e Bruno Mazziotti, chefe do Departamento de Saúde e Performance do clube, desencadeando uma insatisfação de parte do elenco com o treinador.
Contudo, o departamento de futebol decidiu mantê-lo pois entende que uma troca no comando técnico faltando três jogos para um possível título internacional inédito seria prejudicial.
Luxemburgo ganhou sobrevida após o empate com o Grêmio e a vitória sobre o Botafogo, resultados que deixaram o Timão mais longe da zona do rebaixamento. No entanto, uma eliminação diante do Fortaleza pode fazer a pressão sobre Luxemburgo aumentar novamente.