É festa no Castelo! Fortaleza 'pika' o Corinthians e está na final da Sul-Americana
Com gols de Yago Pikachu e Tinga, o Leão fez valer o mando de campo e está a um jogo do primeiro título continental
Venceu o melhor. Desde o primeiro minuto nesta terça-feira (3), o Fortaleza fez valer o pandemônio que virou a Arena Castelão, fez a sua casa se tornar um ambiente hostil para o Corinthians e bateu o Timão por 2 a 0, chegando a uma final continental pela primeira vez nos seus 104 anos de história.
Yago Pikachu foi o destaque da partida. Reserva no confronto de ida, ele iniciou o confronto desta noite por conta de uma lesão do titular Marinho. E assim como havia acontecido no encontro com os corintianos pelo Brasileirão, há três semanas, o ponta deixou a sua marca. Foi ele quem abriu o placar, no início do segundo tempo. O placar foi ampliado pelo lateral Tinga, na sequência.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> !É FESTA NO CASTELO! Antes mesmo da bola rolar, o torcedor do Fortaleza fez uma linda festa. Com rua de fogo recebendo o ônibus com a delegação, mosaico e muito apoio na parte interna da Arena Castelão. Foi fundamental para empurrar o time.
> ENTROSAMENTO? Durante a execução do hino nacional, um grupo de jogadores o Corinthians viraram para um lado, enquanto os demais para outro. A cena foi bizarra e traduziu muito da falta de qualidade demonstrada pelo Timão em campo.
> !SE LIGA, PROFESSOR! Durante o primeiro tempo, o meia Pochettino chegou duramente no volante Gabriel Moscardo, do Corinthians. O meia do Leão estava atrasado e foi com as travas da chuteira na canela do corintiano. O árbitro Andrés Rojas deu somente cartão amarelo. O VAR não recomendou a revisão.
> VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR... é uma música da banda Blitz. E foi exatamente isso que o Fortaleza fez desde o primeiro minuto. Ocupou o campo do Corinthians, criou chances de diferentes formas e ainda foi para o vestiário com o empate sem gols. O que mudaria no segundo tempo.
> !PASSOU A ALCATEIA! E só não foi boiada, porque é o Leão. Logo aos 4 minutos do segundo tempo, o Fortaleza, que seguiu amassando o Corinthians no segundo tempo, encontrou o seu primeiro gol, com Yago Pikachu. Cinco minutos depois, o Tricolor seguiu em cima do Timão e ampliou com Tinga.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO
A torcida do Fortaleza fez do Castelão um inferno. E o clima nas arquibancadas foi reproduzido em campo pelos jogadores do time nordestino. O Laion pressionou o Corinthians desde o primeiro minuto. Mas, embora o Tricolor Cearense rondasse a área, finalizasse e tentasse de todas as formas ir às redes, a melhor chance do início do jogo foi corintiana. Na primeira estocada do Timão ao ataque, Renato Augusto deu um ótimo passe para Yuri Alberto, mas, diferentemente do que o centroavante fez em São Paulo, no jogo de ida, dessa vez ele chutou em cima do goleiro João Ricardo, que cresceu no lance.
E quanto mais o tempo foi passando, mais o Fortaleza cresceu. E aí começou a levar perigo de verdade. Foram duas boas defesas de Cássio, bolas travadas em sequência pela defesa do clube alvinegro e o gol do Leão não saiu nos primeiros 45 minutos.
Foi no primeiro tempo também que o Corinthians reclamou bastante de uma entrada de Pochettino em Gabriel Moscardo. O meia do Fortaleza deu um carrinho com as travas da chuteira na altura da canela do volante corintiano. O árbitro colombiano Andrés Rojas deu somente cartão amarelo no lance, que não teve intervenção do VAR.
E A ETAPA FINAL
As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. E não só nas peças, mas, também, na postura. E isso fez com que o Fortaleza não demorasse para abrir o placar. Logo aos 4 minutos, uma cobrança de lateral terminou com a bola batendo e rebatendo na área e sobrando para Yago Pikachu, que, na entrada da pequena área, teve toda tranquilidade do mundo para fintar Fábio Santos e colocar na rede.
E o gol marcado cedo não intimidou o Laion, que ampliou cinco minutos depois, com Tinga aproveitando um bom cruzamento de Bruno Pacheco e escorando de cabeça. Novamente, o gol foi no setor esquerdo, nas costas de Fábio Santos.
O Corinthians sentiu o golpe e nem mesmo com as mudanças conseguiu levar perigo ao Tricolor de Aço. O Fortaleza controlou o jogo e se classificou à final da Sul-Americana.
NÚMEROS DA PARTIDA
O QUE VEM POR AÍ?
O próximo compromisso do Corinthians é no sábado (7), contra o Flamengo, pelo Brasileirão, na Neo Química Arena. No dia seguinte, às 18h30, o Fortaleza vai até a Arena Independência e encara o América-MG. A final da Sul-Americana está marcada para o dia 28 de outubro, em Maldonado, no Uruguai. O adversário será definido nesta quarta-feira (4), entre Defensa y Justicia (ARG) e LDU (EQU). Os equatorianos venceram por 3 a 0 o confronto de ida, realizado em Quito, na última semana.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2 X 0 CORINTHIANS
CONMEBOL SUL-AMERICANA - SEMIFINAL - VOLTA
Local: Arena Castelão, Fortaleza (SP)
Data e hora: 3 de outubro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Jhon León (COL)
Árbitro de vídeo: Nicolas Gallo (COL)
Público e renda: 60.451 pessoas; R$ 1.829.561,00
Cartões amarelos: José Welison e Pochettino (Fortaleza)
Cartões vermelhos: -
GOLS: 1-0 Yago Pikachu (4'/2T); 2-0 Tinga (9'/2T)
FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexadre (Lucas Sasha, 36'/2T), Zé Welison (Lucas Crispim, 44'/2T) e Pochettino (Pedro Augusto, 24'/2T); Yago Pikachu, Lucero (Thiago Galhardo, 44'/2T) e Guilherme Augusto (Machuca, 24'/2T). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
CORINTHIANS
Cássio; Fagner (Bruno Méndez, 351/2T), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu, 36'/2T); Gabriel Moscardo (Giuliano, 14'/2T), Maycon e Renato Augusto; Matías Rojas (Gustavo Mosquito, 27'/2T), Yuri Alberto e Romero (Wesley, 14'/2T). Técnico: Mano Menezes