Eliminação aumenta risco de Corinthians ficar fora da Copa do Brasil 2024; entenda
Timão viu vantagem construída na Neo Química Arena ruir e foi eliminado da Copa do Brasil após derrota por 2 a 0 para o São Paulo
Eliminado da Copa do Brasil de 2023 para o São Paulo, o Corinthians se vê mais distante da classificação para a edição de 2024 do torneio. Uma série de mudanças nas regras de classificação feitas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste ano complicaram o Timão, que agora passa a depender do desempenho positivo de outros clubes, incluindo rivais, para garantir a participação na Copa do ano que vem.
O novo regulamento da CBF excluiu o ranking nacional de clubes para considerar a classificação ao torneio. No total, 92 times passam a disputar a Copa do Brasil, sendo 80 vagas destinadas aos Estados e 12 ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores.
Caso sobrem vagas, elas ficarão com as equipes melhor classificadas na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em São Paulo, apenas os cinco melhores do Paulistão se classificam para a competição nacional do ano seguinte. Há, ainda, uma sexta vaga, para o ganhador da Copa Paulista, torneio no qual o Corinthians não disputa.
Derrotas complicam a classificação
O Alvinegro terminou o estadual na sexta posição, o que o exclui da zona de classificação pela Federação Paulista de Futebol. O clube também perdeu a chance de se classificar com o título da Copa do Brasil de 2023, após a derrota para o São Paulo, e da Libertadores deste ano, após ficar na fase de grupos.
Para o Corinthians depender apenas de si, resta agora ficar entre os seis primeiros clubes do Campeonato Brasileiro e buscar a classificação para a Libertadores de 2024. Atualmente, o time ocupa a 14ª colocação na tabela da elite do futebol do Brasil.
Caso esse cenário não se concretize, o clube passa a depender do desempenho de outras equipes, mesmo disputando a Sul-Americana de 2024. Caso a CBF não preencha as 12 vagas, elas serão distribuidas aos melhores times da Série A que não conseguiram vaga na Libertadores.
Por fim, na última das hipóteses, o Timão precisa torcer para que Palmeiras, São Paulo e Bragantino disputem a Libertadores de 2024, repassando as vagas conquistadas pela FPF aos times remanescentes do Paulistão.