Em busca da 'consagração continental', Mano defende tabu do Corinthians contra o Fortaleza
Timão jamais foi eliminado pelo Fortaleza em torneios mata-mata
Ao longo de sua carreira, Mano Menezes conquistou 12 taças, mas ainda não possui nenhum troféu continental por clubes. Uma classificação do Corinthians contra o Fortaleza na Sul-Americana colocaria o treinador em sua segunda final continental.
A única vez em que Mano dirigiu um clube em uma final foi na Libertadores de 2007, quando treinava o Grêmio e foi derrotado duas vezes pelo Boca Juniors, amargando o vice-campeonato. Suas conquistas internacionais vieram quando ele treinou a Seleção Brasileira e venceu o "Superclássico das Américas" em 2010 e 2012, contra a Argentina.
A partida na Arena Castelão marca o primeiro jogo de Mano em sua terceira passagem pelo Corinthians, já que ele cumpriu suspensão contra o São Paulo e não dirigiu a equipe no Majestoso.
Além da estreia de Mano Menezes, o Timão defende uma invencibilidade contra o Fortaleza em mata-matas. As equipes se enfrentaram duas vezes na Copa do Brasil, e em ambas ocasiões o Alvinegro saiu classificado.
O primeiro confronto aconteceu 2004, pelas oitavas de final, onde as equipes empataram os dois jogos, mas o Corinthians ficou com a vaga pelo critério do gol fora. Em 2008, os clubes se cruzaram na terceira fase da Copa do Brasil. O Fortaleza venceu o primeiro jogo por 2 a 1, mas o Corinthians reverteu a desvantagem na volta e venceu o jogo por 2 a 0. A classificação no Morumbi marcou a estreia do polêmico uniforme roxo do Timão.