Em nota, organizada do Corinthians reclama de torcida única
A torcida organizada Gaviões da Fiel emitiu uma nota oficial na qual repudia a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF), respaldada pelo Ministério Público de São Paulo, de permitir a presença apenas de palmeirenses no clássico contra o Corinthians, neste domingo, no Allianz Parque.
A nota opina que a decisão "atesta uma incompetência do poder público e de suas diferentes autoridades" por, na avaliação da torcida, "transferir o ônus para os que nada tem a ver com tais responsabilidades: os clubes e seus torcedores".
Apesar dos protestos contra a torcida única - o clube Corinthians também buscou a reversão -, o Ministério Público e a FPF mantiveram a decisão nesta sexta-feira e serão vendidos apenas ingressos para palmeirenses. A principal justificativa das entidades é justamente a possibilidade de brigas provocadas por torcidas organizadas.
Confira a nota na íntegra:
Os Gaviões da Fiel Torcida vem manifestar seu total repúdio a recém imposição do Ministério Público, que obriga a Federação Paulista de Futebol realizar o clássico entre Corinthians e porcada, com torcida única.
Os Gaviões, que sempre se posicionaram contra as drásticas mudanças com as quais o futebol vem sofrendo, acredita que esta é uma enorme afronta às próprias tradições do esporte.
O futebol, bem como qualquer outra modalidade esportiva, tem como base emocional, a rivalidade e os valores da disputa. Quando tal rivalidade é excluída do contexto, como a exclusão de torcidas, os valores se perdem por inteiro.
Além disso, acreditamos que tal decisão do MP atesta uma incompetência do poder público e de suas diferentes autoridades, que na incerteza de conseguirem cumprir com seus papeis de ofício, passam a transferir o ônus para os que nada tem a ver com tais responsabilidades: os clubes e seus torcedores.
Acreditamos que esta é apenas mais uma ação que fere por inteiro as festas nas arquibancadas, e lamentamos profundamente o rumo que estão impondo para este esporte tido como a paixão nacional.
É o Poder Público, mais uma vez, generalizando uma penalização para se livrar de suas responsabilidades por atos isolados.
Sendo assim, os Gaviões da Fiel reforça sua contrariedade a esta e qualquer decisão que vá de encontro com a liberdade, a beleza e importância das festas das torcidas.
// GAVIÕES DA FIEL TORCIDA - CONTRA O FUTEBOL MODERNO \\