Hora do Adeus: Paulinho, ex-Corinthians, Barcelona e Seleção Brasileira, anuncia aposentadoria do futebol
O agora ex-volante Paulinho, anunciou sua aposentadoria do futebol neste domingo (8). Ele divulgou a notícia por meio de uma publicação nas redes sociais.
O agora ex-volante Paulinho, anunciou sua aposentadoria do futebol neste domingo (8). Ele divulgou a notícia por meio de uma publicação nas redes sociais.
- É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Junior, 36 anos, e agora ex-jogador - diz Paulinho na abertura do vídeo.
- Sou um cara abençoado e privilegiado, voei na minha carreira em 30 anos. gramado era minha casa e fica a minha gratidão pelo que conquistei. Fui persistente, persisti poque sabia que não tinham dois caminhos, era o futebol - acrescenta.
Pelo Corinthians, Paulinho ergueu quatro troféus: Brasileirão (2011), Conmebol Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Paulistão de (2013). Foi justamente no último jogo pelo clube, diante do Racing-URU, em maio, que o volante projetou o adeus aos gramados.
- Fui um privilegiado de poder ter sido um multicampeão e ganhar coisas importantes, além de jogar duas Copas do Mundo, no Barcelona. Deixei um grande legado. No meu último jogo pelo Corinthians, com 45 mil corintianos, senti que seria minha última partida, não teria coisa melhor - disse.
Projetado pelo Corinthians nacional e internacionalmente, o ex-jogador de 36 anos conseguiu atuar fora do país e também na seleção brasileira. Com a camisa verde-amarela, o ex-meio-campista disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018) e conquistou a Copa das Confederações (2013).
- Não tem nada que pague o orgulho de ver o treinador do meu país falar que o Paulinho está na lista para a Copa do Mundo - assegura.
Paulinho ainda fez carreira de sucesso na China, no auge do investimento de empresas do país na modalidade. Foram quatro títulos de Campeonato Chinês e uma Liga dos Campeões da Ásia com o Guangzhou Evergrande.
A CARREIRA
Paulinho começou a carreira nas categorias de base do São Paulo, mas durou pouco. Logo foi para o Juventus-SP e lá começou a engrenar. Com 17 anos foi para o Vilnus, da Lituânia, e depois para o Lodz, da Polônia. Em 2008 ele voltou ao Brasil para atuar no Osasco Audax e em seguida para o Red Bull Bragantino.
Destaque no Massa Bruta em 2009, Paulinho chamou a atenção do Corinthians e se mudou para a capital paulista em 2010. O destaque no clube chamou a atenção da europa e ele foi para o Tottenham em 2013. Em 2015 partiu para a China, no Guangzhou Evergrande, no auge do investimento no futebol local. Em 2017 ele foi para o Barcelona, onde ficou por uma temporada, antes de retornar para o Guangzhou.
Dois anos depois, em 2021, ele acertou com o Al-Ahli, mas disputou apenas quatro partidas no clube árabe. Em 2022 ele retornou ao Corinthians, onde ficou até 2024, seu último clube.
PRÓXIMOS PASSOS
No próprio vídeo de despedida, Paulinho projeta o futuro como gestor de futebol. O ex-volante estuda administração esportiva há dois anos e quer repetir o sucesso com as chuteiras fora das quatro linhas.
- Meus objetivos são representar meu país, disputar mais uma Copa do Mundo, como gestor, e a Champions League - encerrou Paulinho, em emocionante vídeo de aposentadoria divulgado nas redes sociais.