Investidores e nova lei Fifa travam ida de Lodeiro ao Boca
Fim da participação de fundos de investimentos é o detalhe que separa corintiano Lodeiro do Boca Juniors. Transferência - ou não - deve ser sacramentada nas próximas horas
A transferência de Nicolás Lodeiro do Corinthians para o Boca Juniors está travada por causa da nova regulamentação da Fifa sobre fundos de investimento. De acordo com o agente do jogador, Gerardo Cano, o fim da participação de investidores nos contratos de jogadores com clubes é o maior entrave neste momento para um final feliz para o meia-atacante, que já deixou claro o interesse em se transferir para a Argentina - ciente do desejo, o time alvinegro já excluiu o atleta, que treina em separado nesta terça, da lista oficial da Copa Libertadores da América.
"O principal aspecto agora é a nova regulamentação da Fifa sobre direitos econômicos de grupos de investidores. Eles vão ter um ano para passar os direitos aos clubes. No Corinthians, como o contrato é anterior à regulamentação, eles têm a garantia que nos quatro anos do jogador no time podem manter os direitos. Ao firmar um contrato novo com o Boca, agora em 2015, já estaria sob a nova resolução, e só teriam um ano para repassar os direitos. É uma situação que passa a ser delicada para as pessoas donas de 50%", disse Cano, em entrevista à rádio uruguaia Sport 890.
Nicolás Lodeiro tem 50% dos direitos econômicos ligados a um fundo de investimentos, maior barreira na negociação com o Boca Juniors neste momento. Gerardo Cano está desde as 10h (de Brasília) na sede do Corinthians, reunido com o presidente Mário Gobbi, em busca de solução. "Nem almoçamos", comentou o agente. Outro ponto importante na negociação é o desejo de Tite de manter o atleta, titular na preparação da pré-temporada.
"É impossível comentar (se vai ao Boca) porque entramos às 10h em uma reunião de acertamento com as partes. Há uma orientação do pessoal do Tite, que é o treinador, que se faça o possível para se manter Nico. O Boca quer, tem demonstrado gana em levá-lo, e o Corinthians demonstra a gana em ficar com ele", contou Cano. Fora da lista da Copa Libertadores, contudo, é provável que a transferência de Lodeiro seja confirmada nas próximas horas, provavelmente com alguma compensação para os investidores.
A entrevista à rádio foi concedida por volta das 14h30. Dê um jeito ou dê outro, a transferência - ou não - de Lodeiro deve ser definida ainda nesta terça, já que o Corinthians enfrenta o Once Caldas na quarta, já pela pré-Libertadores. A esperança do agente é de criar algum instrumento para que Lodeiro se transfira ao Boca.
No último domingo, o uruguaio foi barrado do time titular após comentar com Tite a vontade de deixar o Corinthians. O meio-campista foi parte do 11 inicial do treinador durante a pré-temporada, mas foi substituído por Jadson contra o Marília, pelo Paulistão. Cano confirmou à rádio o interesse de Lodeito ir para Buenos Aires por "questões esportivas, econômicas e familiares".