Sócio torcedor pode ser única opção para ver Libertadores
Veja como funciona o programa de sócios torcedores dos times classificados para a Libertadores
2015 foi um ano muito importante para quem integra os programas de sócios torcedores dos times brasileiros. Com a ascensão das arenas e uma nova política para venda de ingressos, os programas de sócios cresceram consideravelmente entre os clubes. Vantagens, descontos ou apenas ajudar o time do coração impulsionaram a adesão de torcedores aos programas. Com valores que vão de R$ 10 a R$ 500 por mês, os sócios têm a chance de garantir desde compra antecipada até lugar garantido em todos os jogos em casa.
Segundo os números do Movimento Por Um Futebol Melhor, o Corinthians fechou o ano de 2015 com a adesão de quase 70 mil torcedores ao programa, enquanto o Palmeiras aparece em segundo com mais de 62 mil.
Uma das principais razões pelo ‘boom’ de sócios entre palmeirenses e corintianos são os preços dos jogos nas suas respectivas arenas. Donos dos ingressos mais caros do Brasileiro, e ao mesmo tempo das melhores médias de público, ambos os clubes oferecem descontos e prioridades de compra para quem deseja acompanhar uma partida. Com R$ 30 ao mês, o sócio do Palmeiras consegue 50% de desconto em alguns setores do Allianz Parque, enquanto o mesmo desconto é dado para o corintiano que paga R$ 72 ao mês para o clube.
O outro paulista que disputará a Libertadores, o São Paulo reformulou seu programa durante o primeiro semestre e viu mais de 43 mil torcedores tornarem-se sócios em 2015. O torcedor que vai ao Morumbi é o que paga o ingresso mais barato entre os classificados e, mesmo assim, ainda tem benefícios no seu programa de sócios. O pacote com mensalidade de R$ 69 de mensalidade garante 40% de desconto na compra de ingressos, além de permitir a compra para mais dois dependentes.
O Galo na Veia, do Atlético-MG, tem 48 mil cadastrados e disponibiliza apenas três planos. No seu pacote intermediário oferece apenas o benefício de compra de ingresso pela internet, por exemplo. Já o Sócio do Grêmio, com 88 mil torcedores, tem planos mais semelhantes aos paulistas, oferecendo desconto de até 50% no ingresso ao torcedor que paga R$ 48 ao mês.
Observando o número de sócios, a média de público e a capacidade dos estádios (veja na tabela abaixo) já é possível perceber que mesmo que quem é sócio torcedor pode não conseguir ingressos para jogos. Apesar da pré-venda com horários diferenciados do sócio para o chamado ‘torcedor comum’, quem leva a vantagem na ‘briga’ por ingressos é quem se dispôs a pagar mais no seu plano. Por aproximadamente R$ 100, por exemplo, os torcedores de Grêmio e Palmeiras conseguem acesso garantido em qualquer jogo em casa. Todos os times dispõem de planos com tratamento VIP que garantem lugar privilegiado no estádio, com valores que variam de R$ 220 (no Atlético-MG) a R$ 577 (no Corinthians).
Time | Número de Sócios Torcedores | Média de público no Brasileiro | Capacidade máxima no estádio |
Atlético-MG | 48.025 torcedores | 23.389 pagantes | 23.018 lugares (Independência) |
Corinthians | 134.580 torcedores | 34.149 pagantes | 47.605 lugares |
Grêmio | 88.867 torcedores | 25.248 pagantes | 56.500 lugares |
Palmeiras | 126.903 torcedores | 29.633 pagantes | 43.713 lugares |
São Paulo | 80.576 torcedores | 20.561 pagantes | 67.052 lugares |
Todos os cinco clubes classificados para a Libertadores estão entre os dez times do ‘torcidômetro’ e com as melhores médias de público no Campeonato Brasileiro. Assim como o elenco, a torcida também se prepara para a competição, que deve ter o preço dos seus ingressos mais valorizados. O Terra procurou cada um dos times para saber o que o clube pretende fazer para beneficiar o sócio torcedor durante o torneio continental, porém apenas Grêmio e Palmeiras responderam nossos questionamentos até o fechamento desta reportagem.
Entre os cinco times, o Grêmio é o que mais está se aproveitando da competição continental para aumentar seu número de sócios. O clube gaúcho é o time com mais associados em dezembro, com mais de 1300 adesões. Segundo a assessoria do clube, o sucesso no último mês do ano se deve a abertura da campanha publicitária "A América nos espera outra vez", que chama torcedores a se associarem devido à classificação para a Libertadores. Porém nem a assessoria gremista nem da Arena confirmaram quais benefícios os sócios terão durante o torneio.
O Palmeiras, que bateu recordes de adesões em 2015, conseguindo mais de 23 mil cadastros num único mês, segue apostando na ideia de que o programa fortalece o futebol do clube. O departamento de marketing do Palmeiras lembrou que a contratação do atacante Dudu foi viabilizada através do montante arrecadado pelo Avanti. O Palmeiras vende seus ingressos através do sistema de rating, que dá preferência de venda a torcedores mais assíduos e deve manter a fórmula durante a Libertadores.
O maior problema enfrentado pelo Palmeiras e pela Futebol Card, empresa responsável pela comercialização dos ingressos para o Allianz Parque, é o empréstimo de carteirinhas para entrada em jogos. A empresa afirma que o benefício do Avanti é individual e intransferível, porém não consegue conferir todas as carteirinhas no acesso ao estádio por uma questão de espaço e fluxo de pessoas. Todos os times foram questionados se enfrentam o mesmo problema com uso das carteirinhas por terceiros, mas não tivemos resposta.
O Corinthians já anunciou aos sócios que os ingressos para sua estreia na Libertadores, contra o vencedor Petrolero x Santa Fe, começam a ser vendidos a partir do dia 18/1, com valores entre R$ 50 e R$ 180. O alvinegro usa um método parecido com o do rival alviverde e dá preferência para sócios de planos mais caros ou com mais pontos dentro do programa, seguido da venda para todos sócios adimplentes. O São Paulo, que assim como os demais times ainda não está vendendo ingressos para o começo da temporada, disponibiliza as entradas conforme o plano de cada torcedor. Sócios dos planos a partir de R$ 149 conseguem comprar 84h antes da partida, enquanto o plano de R$ 12 adquire a entrada somente no dia da partida.