Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Morre Tobias, goleiro com conquistas históricas no Corinthians

Jogador foi ídolo do Timão nos anos 1970, inclusive na famosa 'Invasão Corintiana', quando defendeu pênaltis no Maracanã

13 jul 2024 - 13h44
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Tobias é carregado pelos companheiros após atuação histórica –
Tobias é carregado pelos companheiros após atuação histórica –
Foto: Divulgação Arquivo Corinthians / Jogada10

Uma das personalidades mais queridas e respeitadas do Corinthians morreu neste sábado (13/7). O ex-goleiro Tobias, de 75 anos, deixou marcas muito importantes na história do clube. Afinal, foi campeão paulista com o Timão no emblemático título de 1977.

Na ocasião, o time enfrentou a Ponte Preta e passava por um jejum de 23 anos sem a conquista do Estadual. Os corintianos conseguiram vencer por 1 a 0, garantindo a taça.

Tobias é carregado pelos companheiros após atuação histórica - Foto: Divulgação Arquivo Corinthians

Além disso, Tobias foi o herói na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense. O jogo foi no Maracanã, a casa do adversário, que tinha como craque ninguém menos que Rivellino. Milhares de torcedores paulistas se deslocaram para o Rio de Janeiro, num episódio que tornou-se famoso como a "Invasão Corintiana".

Reveja abaixo a defesa de Tobias (Top3 da lista) no duelo histórico de 1976 com o Fluminense.

O esforço e a despesa com a viagem valeram a pena. Afinal, o Corinthians empatou com o Fluminense e, na disputa por pênaltis, brilhou a estrela do goleirão. Assim, Tobias defendeu duas cobranças, carimbando o acesso do Timão para a final (que, entretanto, o Corinthians viria a perder).

De acordo com o Corinthians, Tobias atuou em 125 jogos pelo clube. A última partida foi em maio de 1978.

Auge da carreira no Corinthians

José Benedito Tobias nasceu em 13/5/1949 na cidade de Agudos, em São Paulo. E começou a jogar futebol no município paulista de Noroeste, em 1967. Desse modo,  jogou no Guarani entre 1968 e 1974, passando pelo Sport, por empréstimo, em 1971. Depois alcançou sucesso no Corinthians. E, após deixar o Timão, teve uma passagem pelo Athletico-PR antes de se aposentar.

No intervalo de um ano, é o segundo ídolo do time de 1977 que o Corinthians perde. Afinal, em 17/7/2023 morreu Palhinha, que jogou com Tobias na campanha daquele ano, que levou ao título do Estadual. Palhinha tinha 73 anos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade