Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Quem é Márcio Zanardi, treinador que está na mira do Corinthians

Alvo do Alvinegro Paulista trabalhou Fernando Diniz no Audax e fez estágio com Jorge Sampaoli

5 fev 2024 - 17h15
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Mano Menezes foi demitido e Márcio Zanardi, técnico com 89 jogos e passagens nas categorias de base do Corinthians, é o alvo declarado. Ele já passou por outros clubes do Brasil, além de ser convidado por Sampaoli para auxiliá-lo no Atlético-MG em 2020.
Foto: São Bernardo / Divulgação

O Corinthians demitiu o técnico Mano Menezes na manhã desta segunda-feira, 5, e já tem um alvo declarado: Márcio Zanardi. Aos 45 anos de idade, está no comando do São Bernardo desde 2021 e já passou pelas categorias de base do Timão. 

No Bernô, ele foi campeão da Copa Paulista e garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O clube de São Paulo foi sua primeira experiência como treinador profissional, e o desempenho é equilibrado: em 89 jogos, foram 40 vitórias, 28 empates, 21 derrotas, o que representa 55% de aproveitamento. Nesse retrospecto, consta duas classificações do time nas quartas de final do Paulistão. 

Zanardi deu os primeiros passos nas categorias de base do Audax, em 2004. Foi técnico da base do Vilnius, time da Lituânia, do Al-Nasr, de Dubai, do Corinthians, Guarani, da Portuguesa, do Santos e do São Bernardo.

As "dores de cabeça" que Augusto Melo precisa resolver no Corinthians As "dores de cabeça" que Augusto Melo precisa resolver no Corinthians

Em sua trajetória como técnico, ajudou nas evoluções de Yuri Alberto (na base do Santos), Marquinhos (na época do Corinthians) e Gabriel Martinelli, entre outros.

Augusto Melo, atual presidente do Alvinegro atuava como assessor das categorias entre 2012 e 2016, mesmo período que Zanardi comandou o time de base do Timão. Márcio Zanardi deixou o Corinthians em 2017, após suposto envolvimento em um esquema de suborno para escalar jogadores na base.

Segundo a denúncia, o pai do treinador, Wilson Zaponi, negociou com o pai de um atleta para influenciar em escalações. O treinador negou todas as acusações e qualquer envolvimento envolvendo do pai em entrevista para a ESPN na ocasião. 

Envolvimento com técnicos de renome

Zanardi trabalhou Fernando Diniz no Audax e fez estágio com Jorge Sampaoli. Em 2019, quando treinava o sub-20 do Santos, foi convidado pela comissão de Jorge Sampaoli para ajudar na escolha de jovens aos profissinais e também na dinâmica de trabalho. 

Sampaoli gostou tanto de trabalhar com o técnico, que fez um convite oficial para ele ser um de seus auxiliares no Atlético-MG, em 2020. Na época, Zanardi recusou para comandar um time profissional. 

Em entrevista à revista Placar, o comandante disse que fala inglês e que se prepara para se tornar treinador da Champions League, além de gostar muito da Premier League.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade