Natural do Paraná, ídolo no Inter e Japão, e maior contratação da história do Santos; conheça mais sobre Leandro Damião
Nesta última terça-feira (6), foi confirmado por diversas fontes que o Coritiba estaria encaminhando um acerto com o atacante Leandro Damião, com esse anúncio na iminência de ocorrer, venha conhecer um pouco mais sobre o possível novo camisa 9 do Verdão. + Coritiba encaminha acerto por Leandro Damião, afirma jornalista Leandro Damião nascido no dia […]
Nesta última terça-feira (6), foi confirmado por diversas fontes que o Coritiba estaria encaminhando um acerto com o atacante Leandro Damião, com esse anúncio na iminência de ocorrer, venha conhecer um pouco mais sobre o possível novo camisa 9 do Verdão.
Leandro Damião nascido no dia 22 de julho de 1989, atualmente com 34 anos e 1.87 de altura, é natural do estado do Paraná, da cidade de Jardim Alegre, porém apesar de ser paranaense de nascença sua carreira mudou para dois estados vizinhos, Santa Catarina e São Paulo. No estado paulista, o atacante disputou torneios de várzea e no estado do Sul foi onde viveu seus primeiros momentos profissionais.
INTERNACIONAL
Depois de experiências na várzea, Damião passou por um teste no Atlético de Ibirama, mas por lá não teve espaço, com isso foi emprestado para o Marcílio Dias e disputou a Série C de 2008, mas lá também não teve sucesso. Na sua volta para o Ibirama foi quando despontou e com 12 gols marcados chamou a atenção do Internacional, com isso foi contratado para o Colorado em 2009.
Na chegada ao Internacional, Damião não ingressou o time profissional logo de cara e passou o ano com o time da base para aperfeiçoar aspectos do seu jogo. O seu primeiro lampejo pelo Colorado foi a artilharia na campanha de título do Inter B na Copa FGF. Depois desse destaque, Leandro ganhou chances no Gauchão e com isso foi utilizado no Brasileirão.
No Brasileirão de 2010 foi quando Damião apareceu para a torcida Colorada e marcou seu nome para sempre na história do Internacional. Ao longo da temporada, o treinador Celso Roth foi integrando Damião ao elenco do Inter e aos poucos o atacante foi se adaptando, o resultado foi 25 jogos no Brasileirão, sete gols anotados e uma assistência. Mas, antes da boa participação no torneio nacional, Damião teve a estrela de no único jogo que disputou da lendária Libertadores de 2010 do Inter entrar no jogo e marcar o gol da virada Colorada que deu o título ao Internacional, inclusive foi seu primeiro gol pelo profissional.
Com a sua estrela consolidada na história do Internacional, em 2011 Damião assumiu a titularidade e a camisa 9 do Inter, com isso começou a escrever sua história. Neste ano foram 39 jogos, 21 gols marcados e 10 assistências, além de três gols para conquistar o título da Recopa Sul-Americana e do Gauchão, e sua primeira convocação para a Seleção.
Em 2012, o atacante seguiu a boa fase e ajudou o Inter a conquistar o bicampeonato do Gauchão, com quatro gols nas finais, e também fez parte da geração de "ouro" do Brasil nas Olimpíadas que acabou sendo prata para o México em Londres, Damião marcou seis gols e duas assistências no torneio olímpico. Pelo Inter, o atacante viveu mais um bom ano com 43 jogos disputados, 24 gols marcados e sete assistências.
Em 2013, Damião vivia uma fase ótima, ajudando o Inter a vencer o tri do Gauchão, mas uma lesão o tirou da sua boa fase e não deixou o atacante disputar a Copa das Confederações, que foi vencida pelo Brasil com show de Neymar Jr. No Inter, o atacante teve um ano abaixo com 31 jogos apenas, cinco gols marcados e cinco assistências. Com o seu nome entre os melhores do país, Damião foi comprado por R$ 41 milhões pelo Santos e deixou o Inter como uma das maiores revelações do clube.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
SANTOS
Na época considerado como a negociação mais cara do país, Leandro Damião chegou com os holofotes mais concentrados do que nunca no seu rosto e com a pressão lá em cima para entregar resultados no clube paulista, porém a realidade foi totalmente outra. O atacante disputou apenas 44 jogos e marcou 11 gols, sua passagem ficou marcado por muito atrito com a torcida. O restante do contrato o atacante passou emprestado em outros clubes.
CRUZEIRO
No seu primeiro empréstimo depois de contratado pelo Santos, Damião chegou no Cruzeiro e por lá teve uma boa passagem, apesar de no final o clube mineiro não optar por renovar o contrato do atacante. Na Raposa foram 48 jogos, 18 gols marcados e duas assistências anotadas, além da artilharia no Campeonato Mineiro de 2015.
REAL BETIS
Depois de uma boa passagem no Cruzeiro, Damião voltou ao Santos e foi emprestado desta vez para o Real Betis, da Espanha, onde teve a sua pior passagem da sua carreira. No clube espanhol, o atacante disputou apenas três jogos, atuando um total de 129 minutos e não marcando nenhum gol ou assistência.
FLAMENGO
Depois da passagem horrorosa no Betis, Damião retornou para o Brasil e foi emprestado para o Flamengo. No clube carioca, o atacante viveu uma boa passagem e quase um ano no clube, de agosto de 2016 até julho de 2017, neste período foram 40 jogos e 12 gols marcados.
RETORNO AO INTER
Depois três empréstimos e uma passagem ruim pelo Santos, Leandro Damião teve a oportunidade de retornar a sua casa e ajudar o Internacional a voltar a Série A, então em julho de 2017, o Inter anunciou a volta do atacante. Na Série B, o atacante anotou 10 gols, inclusive foi comandado pelo atual treinador do Coxa, Guto Ferreira, e ajudou o Colorado a voltar a Série A.
Em 2018, Damião fez parte da ótima campanha do Internacional na volta a Série A, quando o clube ficou em 3º no Brasileirão, e no total disputou 32 jogos, com 11 gols marcados e três assistências anotadas. No final do ano, com conversas de renovação em andamento, Damião optou por encerrar as conversas e aceitar uma oferta inegável do exterior. Com isso, o atacante deixou o Inter com 109 gols marcados, 10º maior artilheiro do clube, e um legado imenso deixado.
ÍDOLO NO JAPÃO
Em 2019, Leandro Damião chegou ao Kawasaki Frontale e por lá viveu cinco anos inesquecíveis. O atacante se consolidou como um ídolo do clube japonês e ajudou a colocar o clube como um dos maiores do país, conquistando seis títulos pelo clube. No clube japonês, Damião disputou quase 200 jogos e marcou 71 gols e 27 assistências. Em 2023, o atacante rescindiu com o time asiático e deixou como ídolo do clube.