Reforços ofensivos do Coritiba não entregam e ataque alviverde preocupa; veja números
Setor ofensivo anotou apenas 44% dos gols do Coritiba em 2023
Neste último domingo (6), o Coritiba recebeu o Red Bull Bragantino, no Couto Pereira, e foi derrotado por 1 a 0. Apesar da péssima atuação do Coxa no geral, uma das principais críticas da torcida alviverde com a equipe foi direcionada para o setor ofensivo que não consegue entregar jogos convincentes após mais uma leva de reforços chegar.
Após a chegada de Thiago Kosloski todo o elenco do Coritiba conseguiu melhorar muito e o ataque foi um deles, isso fica claro nos números. Nas seis partidas com o treinador, o Coxa marcou oito gols e além da melhora coletiva, jogadores cresceram de maneira individual, como Marcelino Moreno e Robson, mas apesar da melhora ainda é nítida a fraqueza no ataque alviverde.
Desde a saída de Alef Manga, o Coritiba perdeu a figura de um jogador referência no seu ataque, alguém que conseguisse decidir quando necessário e pudesse desequilibrar individualmente, sem o camisa 11 esse peso caiu sobre Robson, que entrega outras características, como um jogador muito mais de vontade e de entrega, entretanto na partida contra o Bragantino, onde o camisa 30 não esteve em campo, a falta de jogadas e alguém deste calibre no ataque foi gritante.
Ao todo na partida contra o Bragantino, Thiago utilizou cinco jogadores do setor ofensivo: Diogo Oliveira, Kaio César, Mauricio Garcez, Edu e Marcelino Moreno. Na avaliação individual, os dois pontas e o camisa 10 foram os que mais tentaram e até criaram alguns lances, sendo um deles o gol impedido de Moreno, entretanto a dupla de centroavantes foi muito mal e escancarou os problemas no ataque alviverde que não pode mais se reforçar, ao não ser jogadores que estão sem clubes, como o caso de Slimani.
Veja números dos atacantes do Coritiba nesta temporada
- Rodrigo Pinho: 26 jogos e 5 gols marcados
- Diogo Oliveira: 3 jogos e 1 gol marcado
- Edu: 3 jogos e 0 participações em gols
- Robson: 30 jogos, 7 gols e 2 assistências
- Kaio César: 27 jogos e 3 gols
- Mauricio Garcez: 2 jogos e 0 participações em gols
- Lucas Barbosa: 1 jogo e 0 participações em gols
- Marcelino Moreno: 28 jogos, 1 gol e 2 assistências
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
Apesar de não estar mais defendendo o Coritiba, Alef Manga segue como o principal artilheiro do Coritiba, com 13 gols marcados. Com o camisa 11, o setor ofensivo do Coxa somava 30 dos 38 anotados pelo clube paranaense na temporada, resultando em 78% dos gols, sem o atacante o atque alviverde tem apenas 17 gols marcados do 28, resultando em 44% das bolas na rede.
O Coritiba tem realmente melhorado muito dentro de campo, mas a fraqueza do setor ofensivo pode ser um dos principais fatores para que a equipe paranaense não consiga fazer uma arrancada para se manter na Série A.