Decepção? Veja números de Neymar após seis anos no PSG
Craque brasileiro assinou por 2 temporadas com o Al-Hilal
Neymar foi anunciado oficialmente pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, nesta terça-feira, 15, colocando fim a sua trajetória de 10 anos no futebol europeu, sendo seis temporadas no PSG.
Nas redes sociais, a equipe francesa agradeceu ao craque brasileiro e afirmou que ele "está marcado na história do clube". Será que isso é verdade ou o camisa 10 vai ser lembrado como decepção em Paris?.
Antes do começo da temporada 2017/2018, o PSG pagou 222 milhões de euros (aproximadamente R$ 950 milhões na época) ao Barcelona para contar com o Neymar, que foi recebido com muita festa pela torcida e teve seu nome iluminado até na Torre Eifel, famoso ponto turístico da capital francesa.
Ao todo, Neymar conquistou 10 títulos pela equipe de Paris. Atrapalhado pelas lesões, o atacante atuou em 173 jogos e marcou 118 gols.
Veja outras estatísticas de Neymar levantadas pela Opta:
● Neymar participou diretamente de 130 gols na Ligue 1 pelo PSG (82 gols, 48 assistências). Em média, o brasileiro participou diretamente de um gol a cada 72 minutos, a melhor marca entre qualquer jogador com mais de 10 jogos pelo campeonato desde a estreia de Neymar pelo time francês.
● Neymar completou 491 dribles pelo PSG na Ligue 1. Apenas quatro jogadores completaram mais dribles nas cinco grandes ligas europeias no período em que Neymar jogou pelo time francês: Lionel Messi (827), Allan Saint-Maximin (679), Wilfried Zaha (583) e Adama Traoré (566).
● Neymar recebeu cinco cartões vermelhos na Ligue 1. Apenas um jogador foi expulso mais vezes que o brasileiro no campeonato desde sua estreia pelo PSG (Téji Savanier, 7).
● Em média, Neymar sofreu uma falta a cada 22 minutos jogados na Ligue 1, a maior marca de qualquer jogador com mais de 30 partidas nas cinco grandes ligas europeias no período em que o brasileiro atuou pelo PSG.
● Neymar marcou 82 gols em 112 jogos pelo PSG na Ligue 1. Apenas dois jogadores superaram o brasileiro em número de gols no campeonato desde sua estreia pelo time francês (Wissam Ben Yedder, com 84, e Kylian Mbappé, com 148).
● Neymar marcou três hat-tricks pelo PSG em todas as competições: contra Estrela Vermelha e Basaksehir na UEFA Champions League e contra o Clermont na Ligue 1. Além disso, o brasileiro marcou um poker (quatro gols no mesmo jogo) contra o Dijon na Ligue 1, em jogo no qual participou de seis gols (4G + 2A).
● Em média, Neymar participou diretamente de 1,09 gol por jogo do PSG, contando todas as competições. Foram 188 gols do time francês com participação direta do brasileiro (118G + 70A) em 173 jogos.
● Neymar participou de apenas 29% dos 28 jogos do PSG em 2023 por todas as competições. É a sua menor porcentagem de presença nos jogos do time francês em um ano.
● Neymar deu 30 assistências na UEFA Champions League, o maior número entre todos os jogadores desde que ele estreou na competição em 2013. O brasileiro teve 73 participações diretas em gols no torneio, sendo superado apenas por Lionel Messi (92), Robert Lewandowski (95) e Cristiano Ronaldo (113) nesse intervalo.
● Neymar marcou 43 gols na UEFA Champions League (22 pelo PSG e 21 pelo Barcelona). Ele é o maior artilheiro brasileiro na história da competição e um dos sete jogadores do país a ter marcado um gol na final do torneio (2014/15 pelo Barcelona).