Cruzeiro anuncia contratação do lateral Edimar, que assina por dois anos
O Cruzeiro oficializou, nesta segunda-feira, a contratação do lateral-esquerdo Edimar, que defendeu o Rio Ave, de Portugal, na última temporada europeia. Aprovado nos exames médicos, o jogador de 30 anos assinou contrato por dois anos com o clube celeste e será apresentado nesta terça-feira, às 9h15 (de Brasília), na Toca da Raposa II.
Indicado pelo técnico Paulo Bento, que acompanhou seu desempenho no futebol português, Edimar estava sem clube desde o início do mês de junho, quando optou por não renovar com o Rio Ave. Diante disso, a tendência é que a estreia do novo reforço ainda demore um pouco, já que este precisa aprimorar a forma física.
A necessidade, porém, de contar com outra opção para a lateral, já que Bryan, única alternativa para o setor até então, vem sendo bastante questionado, deve fazer com que a comissão técnica agilize a preparação física feita com Edimar.
"O Edimar tem essa experiência europeia, mas vem de um processo que, por estar na Europa, veio de uma pré-temporada e trabalhar em cima de todos estes fatores não é naturalmente a melhor situação, a melhor forma, mas é o que temos neste momento. Os outros jogadores que chegaram (Sóbis e Ábila) estão nesta situação, então, eles têm pouco tempo de pré-temporada. Vamos, de alguma forma, acelerar a condição (do Edimar). Como algumas rodadas já foram disputadas, isto será algo que vamos fazer, mas que temos que ponderar em virtude daquilo que forem as respostas dos jogadores", colocou Paulo Bento.
Vale destacar que Edimar terá um combustível a mais para fazer valer a aposta da comissão técnica, bem como da diretoria em seu futebol. Isto, porque o lateral foi revelado pelo Cruzeiro, porém, não teve sucesso em sua primeira passagem pela Toca da Raposa, sendo emprestado para Tupi e Ipatinga. Logo depois, o jogador seguiu para a Europa, onde, antes de defender o Rio Ave, também atuou pelo Braga (também de Portugal), CFR Cluj (da Romênia), Xanthi (da Grécia), Chievo (da Itália) e Córdoba (da Espanha).
Na última temporada pelo Rio Ave, Edimar disputou 34 jogos e marcou dois gols. Em termos de títulos, o lateral acumula troféus apenas no futebol romeno, onde se sagrou bicampeão nacional (temporadas 2009/2010 e 2011/2012), além de ter conquistado a Taça da Romênia e da Supertaça da Romênia, ambas em 2010.