Cruzeiro volta a disputar uma semifinal continental após 15 anos
Após 15 anos, Raposa volta a figurar entre os quatro melhores clubes de um torneio continental; time mineiro pegará o Lanús, da Argentina
A classificação do Cruzeiro após o duelo contra o Libertad na última quinta-feira (26/09), Mineirão, além de colocar a Raposa entre os quatro melhores clubes da Copa Sul-Americana, representa um feito importante. 15 anos depois, o clube celeste irá disputar novamente a semifinal de um torneio continental.
A última vez em que o Cruzeiro chegou à fase semifinal de um uma competição continental foi na Copa Libertadores de 2009, quando eliminou o Grêmio. Contudo, a Raposa foi derrotada na final pelo Estudiantes, da Argentina, por 2 a 1.
ANOS 90: O AUGE DO CRUZEIRO NO CENÁRIO INTERNACIONAL
O torcedor celeste certamente tem vivo na memória as grandes partidas protagonizadas pelo Cruzeiro nos anos 90, período mais vitorioso de sua história. Em todas as temporadas, a Raposa disputou ao menos uma semifinal de um torneio da Conmebol.
Entre 1988 e 1997, foi organizado um torneio chamado Supercopa Libertadores, que reunia todos os campeões da competição. O Cruzeiro venceu a competição em 1991 e 1992, além de ter chegado à semifinal em 1988 e 1996.
A Raposa ainda ficou entre os quatro melhores na Copa Master de 1992 (foi vice-campeã), na Copa Ouro de 1993 e na Copa Mercosul de 1998 (foi vice-campeã), além do título da Recopa Sul-Americana de 1998.
Em 2024, o Cruzeiro enfrentará o Lanús, da Argentina, pela semifinal da Copa Sul-Americana. A previsão é de que as partidas aconteçam nos dias 23 e 30 de outubro. A equipe argentina decide a série em casa, por ter feito melhor campanha na fase de grupos.