Dia da Consciência Negra: nomes do esporte ressaltam a importância da data
Marcão e Léo comentam a luta contra o racismo em seus respectivos clubes
O Dia da Consciência Negra é uma data importante para reafirmar o compromisso do combate ao racismo. Além disso, o feriado de 20 de novembro serve para trazer à tona o debate sobre como abordamos o tema na nossa sociedade. Nesse sentido, o Lance! conversou com algumas personalidades do esporte sobre o dia.
Marcão, auxiliar técnico do Fluminense, falou sobre a relevância do dia para o discussão do tema.
- É um momento muito importante para a gente falar de tudo o que nos trouxe até aqui e de tudo o que ainda precisamos avançar. Eu sonho com o dia em que a cor da pele não será um fator decisivo - disse Marcão.
Em entrevista ao Lance!, o zagueiro Léo, do Vasco, contou como o racismo quase o fez desistir da carreira.
- Primeiro, quero falar de um episódio que sofri na pele, quando você é expulso de um shopping. Aquilo ali me fez pensar duas vezes em desistir da minha carreira de jogador de futebol. Fui mandado realmente para fora de um shopping, porque o cara me perguntou se eu iria pedir dinheiro naquele local, porque eu era negro.
O combate ao racismo e a exaltação da cultura afro-brasileira são temas que precisam ser constantemente debatidos na sociedade e jamais podem ser deixados de lado. O esporte é um instrumento capaz de provocar a reflexão sobre diversos assuntos, e no Dia da Consciência Negra não pode ser diferente.