Edmundo diz que irá processar jornalista da Globo
No sábado, o ex-jogador afirmou que o atacante do Chelsea teria mais força física do que técnica; em seguida, nas redes, Renata Mendonça afirmou que argumento é 'clichê racista'
O comentarista esportivo Edmundo rebateu, neste domingo, durante sua participação no 'Terceiro Tempo', da Band, um comentário publicado pela jornalista da Globo Renata Mendonça no Twitter que dizia, sem citar nomes, que é um clichê racista dizer que o atacante Lukaku, do Chelsea, é um atleta mais físico e menos técnico.
Isso tudo por que essa foi justamente a opinião de Edmundo minutos antes na transmissão da Band na final do Mundial de Clubes. O comentário gerou debate na internet e a postagem de Renata foi um dos exemplos vistos naquele momento.
- Ela não me conhece. A minha mãe é negra, a família da minha mãe toda é negra, meus melhores amigos são negros. Então, eu não tive a menor ideia de ser racista como ela quis dizer. Acho que ela foi muito infeliz. Mas, com todo o respeito, eu não vou abrir discussão com ela. Se couber um processo, ela será processada. Fora isso, ela segue a vida dela, e eu seguirei a minha - afirmou.
- 'Lukaku tem força física, mas é desprovido de técnica' mostra que: Não conhece o futebol de um dos melhores centroavantes do mundo atualmente. Repete um clichê racista de que jogadores negros são fortes fisicamente, mas não podem ter técnica/inteligência pra jogar - disse Renata, na ocasião.
"Lukaku tem força física, mas é desprovido de técnica" mostra que:
1. Não conhece o futebol de um dos melhores centroavantes do mundo atualmente
2. Repete um clichê racista de que jogadores negros são fortes fisicamente, mas não podem ter técnica/inteligência pra jogar.
— Renata Mendonça (@renata_mendonca) February 12, 2022
O comentário gerou desaprovação de internautas e também de colegas de profissão como o do jornalista André Plihal, da ESPN.
- Classificar um comentário técnico sobre futebol como preconceituoso é de uma perigosa leviandade. Além da dificuldade de relacionar-se com visões diferentes das suas. Devagar, turma.
Classificar um comentário técnico sobre futebol como preconceituoso é de uma perigosa leviandade. Além da dificuldade de relacionar-se com visões diferentes das suas. Devagar, turma.
— André Plihal (@plihalespn) February 12, 2022