Emiliano Martínez brilha nos pênaltis, Argentina derrota a Holanda e encara a Croácia na semifinal da Copa
Lionel Messi e Wout Weghorst são os protagonistas durante os 120 minutos, mas Emiliano Martinez rouba a cena nos pênaltis e garante a classificação da Albiceleste
A Argentina está classificada para a semifinal da Copa do Mundo e encara a Croácia na próxima terça-feira. Após o empate com a Holanda por 2 a 2 durante os 120 minutos, a Albiceleste derrotou a equipe de Louis van Gaal nos pênaltis por 4 a 3, com Emiliano Martínez defendendo duas cobranças e sendo o herói dos "hermanos".
Com o gol, Messi chegou a 10 em Copas do Mundo, igualou o feito de Gabriel Batistuta e se tornou o maior artilheiro da Argentina na história do torneio. O jogador também chegou a oito assistências na competição, ficando a dois da marca de Diego Maradona.
Apesar da grande participação de Lionel Messi, o grande herói da Argentina foi Emiliano Martínez. Assim como foi decisivo na Copa América, o goleiro defendeu as duas primeiras cobranças de pênaltis da Holanda, deu uma larga vantagem para a Albiceleste e foi chave na classificação para a semifinal.
PASSE DE GÊNIO
O início da primeira etapa foi de dar sono aos torcedores, mas a Argentina assumiu o protagonismo da partida e dominou a Holanda no Lusail. Lionel Messi foi o grande destaque com duas finalizações e uma assistência genial aos 34 minutos para Nahuel Molina, que entrou na área, tocou na saída do goleiro e abriu o placar para a Albiceleste nas quartas de final da Copa do Mundo.
NOS PÉS DO CRAQUE
O começo do segundo tempo foi marcado pela marcha lenta e com as duas equipes criando poucas chances. Aos 27 minutos, Mateu Lahoz marcou um pênalti duvidoso a favor da Argentina. Lionel Messi converteu a cobrança, tornando-se o maior artilheiro da história da Albiceleste em Copas do Mundo com 10 gols.
ENTROU PARA BRILHAR
A Holanda conseguiu diminuir o marcador com Weghorst, recebendo cruzamento aos 37 minutos e balançando as redes na primeira finalização ao gol da equipe de Louis van Gaal. Na sequência, Berghuis aproveitou um passe dentro da área e bateu de primeira na rede, mas pelo lado de fora. E no último lance do jogo, Koopmeiners deu um passe em uma cobrança de falta da entrada da área para o autor do primeiro gol, que dividiu com Enzo Fernández e balançou as redes para levar a partida à prorrogação.
PAROU NA TRAVE
Na prorrogação, a Argentina ficou próxima de vencer o duelo contra a Holanda. Lautaro Martínez, que ainda não fez gols na Copa do Mundo, desperdiçou duas chances em "defesas" de Van Dijk e Noppert. E no último lance da partida, Enzo Fernández foi acionado na entrada da área e carimbou a trave.
HERÓI DE NOVO
Nas cobranças de pênaltis, Emiliano Martínez defendeu as duas primeiras da Holanda, de Virgil van DIjk e Steven Berghuis. A Argentina converteu suas três primeiras, mas Enzo Fernández ainda deu esperanças aos europeus ao chutar ao lado do gol. Lautaro Martínez teve sangue frio e balançou as redes na última da Albiceleste para dar a classificação aos sul-americanos.
SEQUÊNCIA NA COPA DO MUNDO
Com a vitória sobre a Holanda, a Argentina garantiu uma vaga na semifinal da Copa do Mundo. A equipe de Lionel Scaloni encara a Croácia, que eliminou o Brasil mais cedo, na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
HOLANDA 2 (2) X (4) 2 ARGENTINA
Estádio: Estádio Lusail, Doha (QAT)
Data e hora: 9 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Mateu Lahoz (ESP)
Assistentes: Pau Cebrián (ESP) e Roberto Díaz (ESP)
Árbitro de vídeo: Alejandro Hernández (ESP)
Gols: Nahuel Molina, aos 34'/1ºT (1-0), Lionel Messi, aos 27'/2ºT (2-0) e Wout Weghorst, aos 37'/2ºT (2-1) e Wout Weghorst, aos 55'/2ºT (2-2)
Cartões amarelos: Jürrien Timber (HOL), Memphis Depay (HOL), Wout Weghorst (HOL), Steven Berghuis (HOL) e Virgil van Dijk (HOL); Marcos Acuña (ARG), Cristian Romero (ARG), Lisandro Martínez (ARG), Leandro Paredes (ARG), Lionel Messi (ARG), Nicolás Otamendi (ARG), Gonzalo Montiel (ARG) e Germán Pezzella (ARG)
Cartão vermelho: Não houve
ESCALAÇÕES:
HOLANDA (Louis van Gaal)
Noppert; Timber, Van Dijk e Nathan Aké; Dumfries, De Roon (Teun Koopmeiners, no intervalo), De Jong e Blind (Luuk de Jong, aos 19'/2ºT); Cody Gakpo (Noa Lang, 23'/2ºT da prorrogação), Bergwijn (Steven Berghuis, no intervalo) e Memphis Depay (Wout Weghorst, 32'/2ºT)
ARGENTINA (Técnico: Lionel Scaloni)
Emiliano Martínez; Molina (Gonzalo Montiel, intervalo da prorrogação), Otamendi, Cristian Romero (Germán Pezzella, 32'/2ºT), Lisandro Martínez (Ángel Di María, 22'/2ºT da prorrogação) e Acuña (Nicolás Tagliafico, 32'/2ºT); De Paul (Leandro Paredes, 20'/2ºT), Enzo Fernández e Alexis Mac Allister ; Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez, 36'/2ºT)