Eleita melhor jogadora da Europa, Aitana Bonmatí condena ações de Rubiales: "Não podemos permitir abuso de poder"
Nesta quinta-feira, após o sorteio da fase de grupos da Champions League, a UEFA elegeu os melhores da temporada europeia. Aitana Bonmatí, campeã da Copa do Mundo com a Espanha, recebeu o prêmio de melhor jogadora e, em seu discurso, criticou e condenou as ações de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
"Não estão sendo momentos fáceis para o futebol espanhol. Ganhamos o Mundial, mas não se está falando nisso e nem comemoramos como deveria ser. Não gostaria de deixar passar esta oportunidade de recordar o que aconteceu", iniciou a atleta.
"Acredito que, como sociedade, não podemos permitir abusos de poder nas relações de trabalho, assim como falta de respeito. Desta forma, gostaria de dizer a minha companheira de equipe Jenni (Hermoso) e a todas mulheres que passaram o mesmo, que estamos com vocês", destacou Bonmatí.
🥇 The 2022/23 UEFA Women's Player of the Year is AITANA BONMATÍ!
The Spain and Barcelona star became one of the first players to win the @UWCL and World Cup in the same year, and was named Player of the Tournament in both!
Congratulations, @AitanaBonmati!#UEFAawards pic.twitter.com/1T0aimsR8t
— UEFA (@UEFA) August 31, 2023
A meio-campista da seleção espanhola ainda finalizou o discurso com uma esperança sobre o futuro: "Espero que possamos seguir trabalhando para que esta sociedade melhore", apontou. Após as declarações, Aitana foi muito aplaudida pelo auditório de Monaco.
Bonmatí foi premiada com o troféu após uma ótima temporada. Na Copa do Mundo, a meio-campista participou de sete partidas e marcou 3 gols, além de distribuir duas assistências, e também foi campeã espanhola e da Champions League feminina com o Barcelona.
A jogadora espanhola disputava o prêmio de melhor jogadora da Europa com a australiana Sam Kerr e com sua compatriota Olga Carmona, autora do gol do título da Espanha na Copa feminina.