Espanha goleia e avança em 2º na Euro; Suécia termina em 1º
Espanhóis batem Eslováquia por 5 a 0 e vão pegar a Croácia nas oitavas de final; suecos superam Polônia e eliminam a seleção de Lewandowski
Espanha e Eslováquia duelaram nesta quarta-feira pela terceira e última rodada do grupo E da Eurocopa. Em Sevilha, o time de Luis Enrique goleou por 5 a 0, com gols de Laporte, Sarabia, Ferrán Torres, Dúbravka (contra) e Kucka (contra), para assegurar vaga nas oitavas de final do torneio continental.
Com o resultado, a seleção espanhola terminou em segundo lugar da chave, com cinco pontos, e medirá forças na próxima fase com a Croácia, atual vice-campeã mundial e vice-líder do grupo D. Já os eslovacos ficaram na terceira posição, com três pontos, e têm chances de se classificar entre os quatro melhores terceiros colocados.
No primeiro tempo do duelo em solo espanhol, aos oito minutos, o meia Koke foi derrubado por Hromada na área e, após revisão o VAR, o árbitro assinalou a penalidade máxima. Morata foi para a cobrança e Dúbravka defendeu.
Porém, aos 29 minutos, o goleiro acabou fazendo um gol contra, abrindo o placar para a Espanha. Sarabia acertou uma bomba no travessão, a bola subiu e Dúbravka acabou empurrando para dentro das redes.
Já nos acréscimos deste primeiro tempo, Aymeric Laporte marcou o segundo dos espanhóis. O zagueiro recebeu cruzamento de Gerard Moreno e mandou de cabeça para o fundo do gol.
Na segunda etapa, os mandantes, logo aos 10 minutos, ampliaram o placar. Sarabia recebeu cruzamento rasteiro de Jordi Alba e chutou da marca do pênalti para superar o goleiro. Aos 21, Ferrán Torres, em seu primeiro toque na bola na partida, marcou o quarto da Espanha de letra, após passe de Sarabia.
E ainda teve mais. Aos 25, Pau Torres completou de cabeça após bate-rebate na área, a bola tocou em Kucka, que fez contra.
No outro jogo que fechou este grupo E, disputado no mesmo horário, a Suécia venceu a Polônia por 3 a 2, com gols de Forsberg (duas vezes) e Claesson. Lewandowski (também autor de duas bolas na rede) marcou para os poloneses, mas o astro não conseguiu evitar a eliminação da sua seleção.