Protestos e críticas geram frases de impacto na C. das Confederações; veja
Poucas vezes o futebol esteve tão vinculado aos problemas sociais do Brasil como na Copa das Confederações de 2013. A onda de protestos que se espalhou pelo País "invadiu" a competição de várias maneiras: com confusões antes dos jogos, com críticas das autoridades e principalmente nas entrevistas coletivas cedidas pelos jogadores e treinadores. Desta forma, sobraram frases de impacto de polêmicas em uma competição que foi muito além do futebol.
Confira todos os vídeos da Copa das Confederações
Já no primeiro dia, uma critica direta à Seleção Brasileira veio em forma de palavrão disparado pelo comentarista e ex-jogador Neto, da Rede Bandeirantes. Depois houve ataques de jogadores internacionais, como Diego Lugano e Daniele De Rossi, e também polêmicas levantados por ex-atletas, como Pelé, Romário e Ronaldo. Tanta agitação realmente rendeu as melhores - e também as piores - frases dos últimos dias.
Mas nem só de reclamações viveu a Copa das Confederações. Os dois técnicos mais carismáticos da competição também construíram frases de efeito, sem provocar ou criticar ninguém. Eddy Etaeta, do Taiti, foi o maior exemplo, com seu show de humildade que rendeu aplausos e apoio ao campeão da Oceania em seus três jogos. Já o conhecido Luiz Felipe Scolari, que nem sempre mostra algum bom humor, ficou feliz com a boa campanha da Seleção Brasileira e até fez brincadeiras que tiraram risadas dos jornalistas.
Veja todas as melhores frases da primeira fase da Copa das Confederações:
12 DE JUNHO
"Vai tomar no c..., Seleção"
Neto não sabia que estava no ar, mas não importou se o palavrão foi sem querer ou não. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criticou o comentarista, que depois teve que se desculpar publicamente. Leia mais.
14 DE JUNHO
Nem tinha começado a Copa das Confederações ainda, mas a estrutura do Brasil já passou a sofrer críticas. Diego Lugano resolveu reclamar depois que o Uruguai não conseguiu treinar perfeitamente no Recife. Leia mais.
"Sou redundante em dizer que ele é um grande jogador, é o melhor atacante do mundo"
Técnico do Uruguai, Óscar Tabárez naturalmente deveria elogiar Luis Suárez, seu comandado. Mas certamente existem muitas discordâncias sobre um elogio tão forte quanto este. Leia mais.
15 DE JUNHO
"Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?"
Quando enfim começou, a Copa das Confederações rapidamente teve sua grande polêmica. A presidente Dilma Rousseff foi vaiada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e então foi defendida por Joseph Blatter, presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Na prática ele só passou a dividir as vaias com ela e não conseguiu perceber o flair play do revoltado povo brasileiro. Leia mais.
16 DE JUNHO
"O Balotelli decidiu, mas tem que parar de tirar a camisa e mostrar músculos para não se complicar"
Feliz com a vitória na estreia sobre o México, o técnico da Itália, Cesare Prandelli, resolveu brincar com o principal atacante do time. Nem mesmo a indisciplina de Balotelli lhe tirou o bom humor na hora de dar a bronca. Leia mais.
"Não deixamos quase nada (ao Mexico), à parte a minha ‘cag..'"
Andrea Barzagli saiu aliviado do jogo contra o México. Afinal, o zagueiro errou na defesa e cometeu um pênalti, mas a Itália conseguiu sair do jogo com a vitória por 2 a 1. A "cag..." não teve graves consequências. Leia mais.
17 DE JUNHO
"É muito europeu, não parecia muito com o dos anos anteriores. Mas em suma: é sempre o Maracanã”
As críticas por causa da organização da Copa das Confederações voltaram ainda na primeira rodada. Daniele De Rossi disse que gostou jogar no Maracanã, mas deixou escapar uma crítica comum no Brasil, sobre a descaracterização do estádio. Leia mais.
"É interesse de todo time ganhar de 10 a 0, mas a Espanha é campeã do mundo e não acho que está aqui para nos golear. Peço que o senhor Del Bosque ouça meu pedido"
Depois do Taiti perder por 6 a 1 contra a Nigéria, todos imaginaram como seria o duelo entre o campeão da Oceania e a campeã do mundo, a Espanha. O treinador Eddy Etaeta não ficou otimista, é claro, mas tentou se livrar de uma vergonha maior com um pedido especial para o técnico espanhol. Não adiantou e realmente o placar do jogo foi 10 a 0. Leia mais.
"Já viste aquela expressão, 'zagueiro é para zagueirar'? Se está difícil, bola dividida, como vai dominar uma bola dentro da área?"
Felipão não quis saber de ser sutil ao comentar o que seus zagueiros devem fazer para afastar o perigo na área. Ele simplificou a ordem e aceitou os chutões dos "beques de fazenda", até porque ele era um destes quando jogava. Leia mais.
18 DE JUNHO
A Fifa sempre tentou minimizar protestos sociais durante suas competições. Mas no Brasil esta missão foi mais difícil para Joseph Blatter, que voltou a se manifestar para pedir mais cautela ao povo. Não adiantou e sua frase só causou mais revolta em quem é contra a realização da Copa do Mundo no País. Leia mais.
"Bate um pouco de vontade de ir para as ruas. A gente sabe destes manifestos e que eles têm total razão. O que eles querem faz sentido"
O apoio de um jogador como Hulk certamente é importante para o povo que tem realizado manifestos pelo Brasil. Concentrado na Copa das Confederações, ele não pôde participar, mas deu sua ajuda em uma das entrevistar coletivas durante a competição. Leia mais
19 DE JUNHO
"Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil, todas essas manifestações"
As tentativas de abafar os protestos no Brasil foram inúmeras, inclusive no futebol. Até mesmo Pelé fez sua tentativa, mas foi bastante criticado por isso e depois ainda teve que se desculpar e tentar explicar melhor a confusão criada. Leia mais.
"Duvido que nosso País estaria uma vírgula melhor se não tivesse escolhido fazer o Mundial de 2014"
Mais um astro do futebol brasileiro foi muito criticado por causa de declarações sobre a Copa do Mundo, primeiramente por causa do resgate de um vídeo antigo, de 2011. Ronaldo usou o Twitter para se explicar, mas sua justificativa aumentou ainda mais as polêmicas. Leia mais.
Entre tantas frases de críticas aos protestos pelo Brasil, um grito de ordem se destacou por uma comparação inusitada. Depois, Neymar chegou a se manifestar a favor dos protestos, mas é provável que por muito tempo os professores protestarão usando seu nome. Leia mais.
"Agora vou esperar a competição acabar para depois fazer a cirurgia para melhorar não só o nariz, mas a cara toda”
David Luiz protagonizou uma cena assustadora em campo, contra o México, ao ficar quase desacordado, após uma jogada aérea. Porém, depois de se recuperar, o próprio zagueiro brincou que assustadora mesmo é sua cara. Leia mais.
"Pensei que fossem todos japoneses"
O italiano Emanuele Giaccherini certamente não esperava tanta torcida contra seu time no duelo contra o Japão. Ele se surpreendeu ao ponto de pensar que milhares de japoneses estavam na torcida na Arena Pernambuco. Leia mais.
"A Rede Globo está sempre pronta para mostrar qualquer protesto sem esconder nada"
Durante os protestos pelo Brasil, Rede Globo e até Galvão Bueno já foram criticados pelos manifestantes. Mas durante o duelo entre Brasil e México, o narrador tentou mais de uma vez defender a isenção da emissora, o que causou polêmica nas redes sociais. Leia mais.
20 DE JUNHO
"Não consigo entender como a presidente (Dilma Rousseff) tem coragem ainda, com tudo isso que passou lá atrás, de sentar ao lado de um cara desses (José Maria Marin) para assistir a um jogo de futebol"
Com tantas polêmicas ao redor da Copa das Confederações, o ex-jogador Romário não poderia ficar fora das discussões. Então ele disparou contra um dos seus alvos preferidos, o presidente da CBF, em entrevista exclusiva ao Terra. Leia mais.
21 DE JUNHO
“Bateria nele (Balotelli) um pouquinho”
Com seu bom humor recente, Felipão comentou como faria para neutralizar o principal atacante da Itália, se ainda fosse zagueiro. Talvez ele não conseguisse, mas de certa forma os beques brasileiros conseguiram ter algum sucesso contra o italiano, que ainda fez uma bela assistência na partida. Leia mais.
22 DE JUNHO
"Ouvi que Neymar marcou um gol. É somente a Copa das Confederações, pessoal, contra os reservas da Itália"
A cada boa atuação de Neymar, o inglês Joey Barton é questionado sobre suas críticas recentes contra o brasileiro. E ele sempre consegue alguma resposta razoável através do Twitter para mostrar que é melhor como criador de polêmicas do que como meio-campista. Leia mais.