Regra da Fifa prevê estreia com uniforme que Espanha não tem
Baseado no artigo 35.2 do regulamento da Fifa, entidade que rege a Copa do Mundo de 2014, a Espanha foi informada a respeito do não-cumprimento de normas no seu uniforme reserva. Desta forma, em cima da hora, espanhóis podem ser obrigados a desenvolver uma "terceira camisa" em cima da hora.
A primeira norma faz menção à cor – segundo o regulamento, se o uniforme de uma equipe é predominantemente escuro, o outro deverá ser claro. Assim, no confronto diante da Holanda na estreia das duas equipes, os espanhóis deverão atuar de branco, enquanto os holandeses atuariam de azul. O jogo acontece em Salvador no dia 13 de junho.
O regulamento atente a uma exigência das televisões, que indicam rejeição aos uniformes vermelho e azul-escuro no duelo que abre o Grupo B. O uniforme da arbitragem é outra questão a ser definida para a partida na Arena Fonte Nova.
A Espanha pretende discutir o assunto com a Fifa até o último momento, de forma a atuar de vermelho. O argumento é que a equipe de Vicente del Bosque é mandante, além de ser campeã do mundo, e que não terá problemas de confusão entre as cores.
Na segunda rodada, diante do Chile, a Espanha deverá atuar de uniforme preto. Na terceira rodada, diante da Austrália, jogará de vermelho. Caso a Fifa não ceda, a Espanha e a adidas (fornecedora da equipe) deverão produzir uma camisa branca antes de 13 de junho, que deverá ser colocada à venda durante a Copa do Mundo.