CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 Últimas Notícias
 Copa Davis
 Ranking Masculino
 Ranking Feminino
 Torneios
 BASQUETE
 VÔLEI
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA




Tênis

Guga entra em quadra pela unificação dos rankings

São Paulo – Maior jogador da história do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten disputa na próxima semana o US Open com chances de alcançar mais uma façanha. Líder do Corrida dos Campeões, novo ranking mundial, Guga pode se transformar durante a disputa nas quadras rápidas de Flushing Meadows, em Nova York, no número 1 também da Lista de Entradas, o antigo ranking da Associação dos Tenistas Profissionais.

A Lista de Entrada, que valeu como ranking mundial até o final do ano passado, contra os 14 melhores resultados de cada tenista nas últimas 52 semanas. Além disso, quando estava em vigor, também distribuía bônus ao jogadores dependendo da qualificação do adversário derrotado. Quanto melhor posicionado no ranking o tenista estivesse, mais pontos somava quem o derrotou.

Considerado bastante complicado e de difícil compreensão pelo público, esse ranking foi sepultado e substituído pela Corrida dos Campeões, que só leva em consideração os resultados da temporada em andamento. No total, o tenista pode somar os pontos dos 18 torneios. É um ranking que privilegia o momento do tenista em detrimento da campanha passada enquanto a Lista de Entrada leva em consideração os resultado obtido pelo tenista na edição dos torneios até que nova disputa daquela competição ocorra.

Por causa disso, Andre Agassi, que ganhou no ano passado o Aberto dos Estados Unidos, ainda é o líder da Lista de Entradas. Porém, para se manter nessa posição, ele obrigatoriamente terá que avançar até a final da competição neste ano, pois ainda conta entre seus 3.754 pontos os 962 ganhos na temporada 99. Com o início do torneio na próxima segunda-feira, ele terá que descartar essa performance substituindo-a pelo desempenho deste ano.

Guga, que tem 3.473 pontos e tem 244 a defender em relação ao ano passado, está em situação bem mais confortável. Se Agassi tiver uma eliminação prematura, pode assumir a liderança da Lista de Entradas mesmo sem grandes resultados. Ele se tornaria assim o segundo tenista sul-americano a obter a façanha. O primeiro foi o chileno Marcelo Ríos, que teve uma rápida passagem pelo topo.

Além de Agassi, o brasileiro tem dois outros grandes adversários na luta pelo topo do ranking. O sueco Magnus Norman, que soma 3.180 pontos na Lista de Entradas e é o segundo na Corrida dos Campeões, tem chances de desbancar o tenista de Santa Catarina em ambas disputas. Ele tem apenas 144 pontos a defender.

O norte-americano Pete Sampras, que por seis anos seguidos terminou a temporada em primeiro lugar do ranking mundial, também tem chances de superar Guga na Corrida dos Campeões e na Lista de Entradas. Em relação a essa última listagem, ele tem 3.039 pontos e leva a vantagem de não ter pontos a defender.

No ano passado, Sampras foi forçado a abandonar a competição por causa de uma contusão sofrida justamente quando treinava com Guga às vésperas do início de sua participação. Dessa vez, o tenista se poupou para tentar recuperar o trono.


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal