Brasil leva prata na Olimpíada da Juventude; veja resultados
No primeiro dia dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, o Brasil conquistou uma medalha de prata. A premiação aconteceu na natação, no revezamento 4x100 livre misto. A prova foi realizada na manhã deste domingo e o quarteto foi formado por Luiz Altamir, Natália de Luccas, Matheus Santana e Giovana Diamante.
Os brasileiros alcançaram o segundo lugar mais alto do pódio com o tempo de 3m31s55, logo atrás da China, que confirmou o favoritismo imposto na fase eliminatória com 3m27s02. Os australianos ficaram com a medalha de bronze com 3m31s76.
A prova é novidade nos Jogos Olímpicos da Juventude e o técnico pode escolher a melhor formação para conseguir a vitória. O treinador do Brasil preferiu alternar entre os meninos e as meninas. Luiz foi o primeiro a cair na piscina, seguido de Natália, Matheus e Giovana.
Matheus foi o grande destaque da prova. Terceiro a cair na piscina, o jovem atleta brasileiro entrou em sétimo lugar e conseguiu entregar a prova para a companheira Giovana na segunda colação. A jovem, então, garantiu a medalha.
"Foi emocionante. É uma prova bem estratégica, tem muita emoção. E a gente conseguiu armar bem o time pra ganhar essa medalha de prata. Ganhar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude é incrível. Não tem como descrever, é realmente muito emocionante", destacou Matheus.
Confira a seguir todos os resultados do Brasil neste domingo na Olimpíada da Juventude:
Natação: foi o destaque do dia na delegação brasileira. Além da medalha de prata no revezamento 4x100m livre misto, o time ainda alcançou finais com Andreas de Queiroz nos 100m peito e Natalia de Luccas nos 100m costas. Eles disputarão medalhas nesta segunda-feira. Já Vitor Guaraldo foi eliminado nas semifinais dos 100m costas, Luiz Altamir ficou em sétimo lugar na decisão dos 400m livre, e Bruna Primati parou ainda nas eliminatórias dos 200m medley, ao ficar em 16º.
Tênis de mesa: Hugo Calderano conseguiu duas vitórias na primeira fase, sobre o argentino Fermin Tenti (3 sets a 1) e o sueco Elias Ranefur (também por 3 a 1), e se classificou antecipadamente para as oitavas de final.
Tênis: o país teve dois resultados distintos no torneio individual masculino. Enquanto Orlando Luz avançou de fase com vitória sobre o cipriota Petros Chrysochos por 2 sets a 1, Marcelo Zormann foi eliminado ao perder do japonês Ryotaro Matsumura por 2 a 0.
Badminton: único atleta do Brasil na modalidade, Ygor Oliveira passou pela estreia ao derrotar o mexicano Luis Esquivel por 2 a 0.
Triatlo: na disputa da prova feminina, Barbara dos Santos terminou na 20ª posição. A medalha de ouro ficou com a australiana Brittany Dutton.
Arthur cumprimenta George em vitória brasileira no vôlei de praia (Foto: FIVB)
Vôlei de praia: as duas duplas venceram na estreia. Duda/Ana Patrícia derrotaram as americanas Muno e Caputo por 2 sets a 0, mesmo placar do triunfo de Arthur e George sobre os jamaicanos Hutchinson/Bryan.
Ciclismo: os dois brasileiros que disputaram a competição por equipes foram eliminados nas oitavas de final na prova cross-country. Ana Paula Cassetta representou o país no feminino, e Rodrigo Quirino pedalou entre os garotos. Os pontos obtidos serão somados na classificação geral, já que outras provas ainda serão realizadas.
Levantamento de peso: Emily Figueiredo ficou na sétima colocação na categoria até 48kg, ao conseguir levantar 140kg na soma do arranque e do arremesso. A medalha de ouro foi obtida com sobras pela chinesa Huihua Jiang, com 193kg. A prata foi de Songgum Ri, da Coreia do Norte, com 165kg.
Ginástica artística: Lucas Cardoso ficou fora da final no individual geral, ao terminar a execução dos seis aparelhos com 73.625 pontos, o que deu a ele a 31ª posição. O melhor desempenho foi de Giarnni Regini-Moran, da Grã-Bretanha, com 84.400 pontos.
Esgrima: Gabriela Cecchini foi eliminada nas quartas de final no florete. Ela foi superada pela chinesa Ali Huang por 15 a 8.
Remo: no single skiff, Uncas Tales Batista e Sophia Valente não venceram suas baterias e agora terão de disputar repescagens para se manterem na disputa por medalhas. Uncas ficou em segundo lugar em sua série, e Sophia terminou em quinto.