Cielo dribla polêmicas por Popov e doping e fica encabulado com namoro
De volta ao Brasil depois de conquistar o ouro nas provas dos 50 m livre e 50 m borboleta no Mundial de Natação de Barcelona, o nadador Cesar Cielo está em estado de graça. Animado com suas medalhas e por ter superado cirurgia nos dois joelhos, o atleta se encontrou com jornalistas em São Paulo nesta quarta-feira. O paulista de Santa Bárbara d'Oeste falou animado sobre o futuro da natação no País, abordou com maleabilidade temas mais polêmicos e ficou encabulado ao discutir sua vida pessoal.
Questionado sobre a veracidade da informação de que estaria namorando, Cielo riu e, encabulado, falou de forma reticente sobre o relacionamento. "Saiu essa noticia? Eu estou namorando, a resposta seria sim, estou comprometido. É uma pessoa, uma mulher (risos). Estou namorando vai fazer quase um ano. Acho que é isso", respondeu o nadador, que preferiu não dizer o nome da namorada. "Vamos deixar assim que já estou morrendo de vergonha (risos)."
Para falar sobre temas mais espinhosos, Cielo se saiu bem. Em 2011, o nadador foi reprovado em exame antidoping em que foi acusada a presença do diurético furosemida. O atleta alegou que houve contaminação em um suplemento e recebeu apenas uma advertência da Federação Internacional de Natação (Fina). Dois anos depois, o paulista não teve problemas em citar a situação.
"Não tem como esquecer, faz parte e vai fazer do resto da minha vida. Pelo caminho que traçamos, esse Mundial mostra a genuinidade do que fazemos. Todo esse processo que fiz depois de Londres em busca dessas duas medalhas foi um processo muito intenso", explicou o nadador.
Em Barcelona, o brasileiro recebeu a medalha de ouro dos 50 m livre das mãos do russo Alexander Popov, que foi recordista mundial da prova e dos 100 m, ambos que atualmente pertencem a Cielo. O ex-atleta foi um dos críticos mais duros do paulista na época de seu exame antidoping adverso.
Para Cielo, não houve mal-estar em ganhar a medalha de Popov. "Foi muito legal. Da minha geração, quase todos são fãs do Popov ou o Pieter (van den Hoogenband, holandês dono de três medalhas olímpicas de ouro). Tive a felicidade de fazer entrevista com o Pieter e de ter um dos maiores velocistas me entregando a medalha", afirmou o nadador.