Natação brasileira traça objetivos para o Troféu Brasil
Principal competição nacional da modalidade, em Recife, será classificatória para o Mundial de Fukuoka no Japão
O Centro Aquático Santos Dumont, em Recife, receberá pela primeira vez o Troféu Brasil de Natação. O campeonato será disputado entre os dias 30 de maio e 3 de junho, e valerá como seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em julho, em Fukuoka, no Japão, e para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em outubro.
Além disso, também serão formadas as seleções para o Campeonato Mundial Júnior de Natação (10 atletas) e para a Universíade. Para o Mundial de Fukuoka serão 12 atletas convocados mais os revezamentos. Para o Pan-Americano, serão 36 nadadores, 18 de cada gênero, sendo 14 nas provas individuais e mais quatro nas de revezamento.
O Troféu Brasil terá cinco dias e dez etapas. Veja o programa de provas completo aqui. O start list e balizamento da competição devem ser disponibilizados nos próximos dias pela CBDA.
“Recife e o Parque Aquático Santos Dumont se mostraram impecáveis no que diz respeito à organização de competições. Isso, é claro, nos dá a segurança de que o nosso principal evento será disputado em uma piscina muito boa, com boa estrutura de hotéis, deslocamento e tudo o que as equipes precisam para alcançarem o melhor desempenho dentro da piscina”, disse Luiz Fernando Coelho, presidente da CBDA.
Muitos atletas estão intensificando a preparação para o Troféu Brasil do final do mês, como é o caso do nadador olímpico Matheus Gonche, que segue em treinamento com a equipe do Sesi SP na cidade de Sant Cugat del Vallès, província de Barcelona, na comunidade autónoma da Catalunha.
Na próxima semana, a partir de quarta-feira (17), ele e mais 12 brasileiros participarão da etapa de Barcelona do tradicional Circuito Mare Nostrum de Natação. O atleta de 24 anos nadará as provas de 50m, 100m e 200 metros borboleta.
"Estou muito focado com os treinos aqui na Espanha! Espero fazer uma grande competição preparatória para o Troféu Brasil. O objetivo aqui é nadar bem e ver os pontos que preciso corrigir para o final de maio", conta Matheus.
"Meu foco no Troféu Brasil é conquistar a vaga nos 100m borboleta para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no final do ano, e a classificação para o Mundial de Fukuoka. Estou trabalhando muito para isso", completou Gonche, natural de Resende, no Rio de Janeiro.
O Circuito Mare Nostrum terá transmissão ao vivo das finais pelo Canal Olímpico do Brasil. A etapa de Canet, 13 e 14 de maio, contará com cinco nadadores brasileiros e terá a transmissão das finais, das 13h às 15h. A etapa de Barcelona, entre os dias 17 e 18 de maio, contará com 13 atletas brasileiros, com as finais das 12h às 14h, e a etapa de Monte Carlo, entre os dias 20 e 21 de maio, sem brasileiros, será das 11h30 às 14h.
Acompanhe os resultados também pelo site oficial: https://marenostrumswimtour.com.
Já o Troféu Brasil de Natação terá transmissão na TV fechada e no streaming. O Canal Olímpico do Brasil fará a transmissão na internet, enquanto a BandSports exibirá a competição na TV fechada.
Veja os critérios de convocação para o Mundial de Fukuoka
Veja os critérios de convocação para o Campeonato Mundial Jr