Pioneira no Brasil, Maria Lenk completaria 100 anos nesta 5ª
Nesta data de 15 de janeiro, em 1915, nasceu Maria Lenk, uma pioneira do Brasil na natação. Primeira mulher sul-americana a disputar uma Olimpíada, ela teria completado 100 anos nesta quinta-feira.
A ex-atleta, que morreu em 2007 aos 92 anos, tem seu nome eternizado no esporte brasileiro. Homenagens não faltam. Por exemplo: ela dá nome ao Parque Aquático Maria Lenk, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, e ao Troféu Maria Lenk, antigo Troféu Brasil de Natação, rebatizado em homenagem à ex-nadadora.
Enquanto competiu, Maria Lenk chegou a ser recordista mundial na modalidade peito, sendo dona da melhor marca do mundo na prova dos 200m - 2min26s0 de novembro de 1939 a março de 1941 - e foi pioneira ao participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, aos 17 anos.
Hoje o dia é especial: a 1ª sul-americana a competir nos Jogos Olímpicos faria 100 anos. #Saudades, Maria Lenk! pic.twitter.com/IskuC8lZlG
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) January 15, 2015
Apaixonada pela natação, ela jamais abandonou o esporte. A paulistana, que chegou a nadar no Rio Tietê, continuou praticando a modalidade e quebrando novos recordes. Depois de superar os 80 anos, a brasileira registrou novas marcas mundiais na sua faixa etária. Cinco delas, inclusive, ainda estavam de pé até o momento da sua morte, todas elas no nado peito.
Dentre outras honras alcançadas enquanto viva, Maria Lenk foi introduzida ao Hall da Fama da Federação Internacional da Natação (Fina) em 1988 e recebeu o troféu Adhemar Ferreira da Silva do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2004.
No dia do seu centenário, internautas lembraram da importância da ex-nadadora para o esporte brasileiro. Confira o que eles estão dizendo sobre o tema no Twitter: