Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esportes que aliviam o estresse: conheça as atividades mais eficientes

Detalhe que muitos estudos indicam o esporte em dias estressantes

15 out 2024 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários

Quem vive uma rotina corrida e cheia de tarefas pode se sentir estressado diante de certas situações, como a sobrecarga no trabalho ou conflitos nos relacionamentos. Sendo assim, a solução pode estar no esporte e dessa maneira a diretora técnica da Cia Athletica, Mônica Marques, vai citar os esportes que combatem o estresse.

Esportes que combatem o stress
Esportes que combatem o stress
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saiba os esportes que combatem o estresse

"Atividades como caminhada, alongamento, yoga, pilates, musculação, natação e luta costumam trazer um alívio rápido e efetivo do estresse no dia a dia. Além disso, essas atividades liberam hormônios da 'felicidade': endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, que agem positivamente no organismo, melhorando o humor e a sensação de bem-estar", garantiu Mônica.

Outro aspecto interessante da prática dessas atividades para o combate ao estresse é que o esforço e a concentração utilizados para a realização dos movimentos demandam muita energia.

A mente precisa direcionar sua atenção para os movimentos, o que ajuda a diminuir o foco no estresse na prática de exercícios físicos. O alívio da tensão muscular, o relaxamento e o alongamento dos músculos também contribuem para a melhora da oxigenação", concluiu a especialista.

O apoio da nutrição no combate ao estresse

A "conexão" entre alimentação e saúde mental é o campo de estudo que tem ganhado atenção de especialistas. Ou seja, pesquisas recentes sugerem que a alimentação exerce impacto significativo na saúde física quanto ao bem-estar emocional.

"Há uma relação direta entre a qualidade da alimentação e a saúde do cérebro. Alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3, ajudam a proteger o cérebro. E, além disso, promover uma boa função cognitiva", falou a nutricionista Thainara Gottardi.

Palavra final

Thainara também sugeriu o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras, probióticos e fibras. "Investir em uma alimentação rica em nutrientes e evitar o consumo excessivo de alimento. A nutrição é uma ferramenta poderosa para o corpo e mente", concluiu a nutricionista.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade