Ex-jogador holandês Johan Neeskens morre aos 73 anos
O ex-meio-campista holandês Johan Neeskens, considerado um dos melhores jogadores de sua geração, morreu aos 73 anos de idade, informou a Associação Real Holandesa de Futebol (KNVB) nesta segunda-feira.
Neeskens adoeceu enquanto trabalhava com o projeto WorldCoaches, da KNVB, do qual era embaixador, na Argélia. A causa da morte ainda não foi revelada.
"O mundo não apenas se despede de um esportista talentoso, mas, acima de tudo, de uma pessoa compassiva, motivada e maravilhosa", disse a KNVB.
Neeskens fez parte das equipes holandesas que perderam as finais da Copa do Mundo de 1974 e 1978 e, em 2004, foi nomeado pela Fifa um dos 125 maiores jogadores de futebol vivos. Ele jogou 49 partidas pela Holanda.
Famoso por sua resistência, garra e habilidade, Neeskens passou a maior parte de sua carreira como jogador do Ajax, onde venceu a Copa da Europa três vezes consecutivas entre 1971 e 1973, do Barcelona -- em ambos os clubes ao lado do compatriota Johan Cruyff.
Depois de se aposentar, foi assistente técnico da seleção holandesa na Copa do Mundo de 1998, quando a equipe terminou em quarto lugar, e mais tarde trabalhou com Frank Rijkaard no Barcelona.
Ele também teve um período como técnico do clube sul-africano Mamelodi Sundowns, que foi seu último cargo no futebol profissional, de onde se despediu em 2012.