Ex-nadadora olímpica é encontrada morta pela filha de 4 anos: 'Não consigo acordar a mamãe'
Helen Smart morreu enquanto dormia aos 42 anos; a causa da morte é desconhecida
A ex-nadadora Helen Smart, que representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, morreu enquanto dormia, aos 42 anos de idade. A ex-atleta foi encontrada morta pela filha de 4 anos, Heidi, na madrugada do sábado, 12, na Inglaterra. A causa da morte ainda é desconhecida. A polícia investiga o caso.
Helen Smart passava o final de semana com o marido, Craig Smart, e os dois filhos, Heidi e Stanley, em uma casa de campo próxima ao Lago Coniston, na Inglaterra. "Ela praticava paddle boarding algumas horas antes e nunca havia passado mal, exceto pelos joelhos inchados por causa da natação", contou Linda, mãe de Helen, ao Daily Mai.
Na madrugada de sábado, 12, Heidi relatou ao pai que "não conseguia acordar a mamãe". Craig acreditava que a esposa estava cansada e por isso não acordou, mas ao entrar no quarto percebeu que ela estava morta.
"Nós estamos em choque. Eles não sabem o que é, mas acham que deve ter acontecido logo depois que ela foi para a cama. E ela acabou morrendo durante o sono", explicou Linda.
Carreira
Helen Smart ficou conhecida por seu nome de solteira Don-Duncan, após se tornar a campeã britânica de nado costas nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Ela também conquistou o bronze nos Jogos da Commonwealth Kuala Lumpur em 1998.
A Federação Britânica de Natação lamentou a morte da ex-nadadora. "A British Swimming está profundamente triste ao saber da morte da atleta olímpica Helen Smart (nascida Helen Don-Duncan), de 42 anos. Todos os nossos pensamentos e condolências estão com a família e amigos de Helen", escreveu em comunicado.
Após largar o esporte, Helen se dedicou à área de educação e estava trabalhando como diretora de escola.