Ex-técnico italiano Arrigo Sacchi recebe prêmio da Uefa
Entidade afirmou que ex-treinador 'reformulou filosofia' do jogo
O italiano Arrigo Sacchi, ex-técnico do Milan e vice-campeão da Copa do Mundo de 1994 pela Azzurra, recebeu o prêmio Presidente da Uefa.
O mandatário da entidade, Aleksander Ceferin, decidiu escolher o ex-comandante italiano para "homenagear um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos".
"Este prêmio reconhece a excelência profissional e homenageia o legado deixado por indivíduos excepcionais. Muito poucos reformularam a filosofia do jogo da maneira que Arrigo Sacchi fez, tanto que o futebol pode ser dividido em duas épocas diferentes: pré e pós-Sacchi. As infinitas inovações táticas que introduziu são a base de qualquer manual de futebol, retomado por gerações de treinadores que o seguiram", disse o dirigente esloveno.
Em 2021, o prêmio foi para o zagueiro Simon Kjaer, do Milan, e a equipe médica da seleção dinamarquesa, que graças à sua intervenção salvou a vida do meio-campista Christian Eriksen na edição passada da Eurocopa.
A premiação será entregue a Sacchi durante a cerimônia de sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que acontecerá na cidade de Istambul, na Turquia, em 25 de agosto.
Com passagens por Milan, Parma, Atlético de Madrid e seleção italiana, Sacchi ganhou oito títulos pelos rossoneri, entre eles uma Série A, duas Champions League e duas Copas Intercontinentais. .