Expansão da rede de metrô de Paris pode superar orçamento em 12 bi de euros
Os planos da França para uma grande expansão da rede de metrô dentro e nas redondezas de Paris podem exceder "consideravelmente" os custos e a obra pode não ficar pronta para a Olimpíada de 2024 como planejado, advertiu o órgão independente de auditoria do país, nesta terça-feira.
Em relatório visto pela Reuters, o Tribunal de Contas disse que o chamado "Grand Paris Express", um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, pode custar 38,5 bilhões de euros, superando em mais de 12 bilhões de euros a última estimativa, em 2013.
"O tribunal considera necessário advertir sobre o considerável excedente dos custos projetados do projeto Grand Paris Express", disse.
O tribunal também disse ter "sérias dúvidas" sobre a possibilidade de o projeto ser inaugurado a tempo da Olimpíada de 2024, que foi concedida à capital francesa no último mês de setembro.
O projeto Grand Paris Express, definido em 2010 pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, visa melhor interligar os subúrbios de Paris à cidade e entre si, com quatro novas linhas compostas principalmente por trens subterrâneos automáticos.
Os 200 km de novas linhas de metro duplicariam o tamanho da rede existente, que foi construída principalmente na virada do século passado.