Fã da Colômbia, Ney brinca e pede surpresa contra Argentina
- Fábio de Mello Castanho
- Direto de Arequipa (Peru)
Desde o início do Sul-Americano Sub-20, o técnico Ney Franco insistiu em colocar a Colômbia como uma das favoritas ao título do torneio. Neste sábado, os colombianos terão a chance de retribuir a confiança do treinador brasileiro na partida contra a Argentina, às 19h50 (de Brasília), no Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa.
Uma vitória colombiana ou um empate garantirá ao Brasil a vaga aos Jogos Olímpicos e deixará jogo contra o Uruguai, marcado para as 0h10 (de Brasília), oficialmente com o rótulo de decisão. Os uruguaios lideram o hexagonal com 10 pontos, um a mais do que os brasileiros.
"Eu estou sempre insistindo sobre a Colômbia. Vamos ver se eles vão bem agora, senão eu vou sair dessa competição meio decepcionado. Tomara que ela confirme tudo que eu falei até agora contra a Argentina", brincou. Os colombianos têm apenas um ponto no hexagonal e ainda não mostraram o futebol forte que Ney Franco esperava.
Se a Colômbia mais uma vez decepcionar e perder para a Argentina, o Brasil entrará em campo ainda com riscos de perder a vaga. O tamanho desta possibilidade vai depende de quantos gols os argentinos marcarem, já que para tirarem a vaga dos brasileiros, além de igualar o número de pontos, será preciso tirar uma desvantagem de seis gols de saldo.
Por conta da interferência do primeiro jogo da rodada tripla na situação brasileira, Ney Franco diz que terá de mudar a preleção de acordo com o resultado. Se entrar em campo classificado, o discurso será todo voltado à conquista do título do Sul-Americano, que só acontecerá em caso de vitória sobre o Uruguai.
"Quando falei no início do hexagonal que era bom o Brasil fazer os cinco jogos de fundo, foi por causa disso. Tem o lado negativo que a gente sempre pega um campo mais pesado. Mas por outro lado é interessante saber os resultados. Existe a possibilidade das duas coisas: entrar pressionando, mas também já com a vaga", disse.
Segundo jogo
Entre as partidas da Argentina e do clássico Uruguai x Brasil, um duelo que vale uma vaga no Mundial da categoria. Chile e Equador se enfrentam às 22h (de Brasília) também no Estádio Monumental de Unsa, e um empate classifica os equatorianos para o torneio que será disputado em julho na Colômbia. Para os chilenos, só a vitória interessa.