Fênix: Senegal ressurge e honra continente africano após ausência inusitada na Copa de 2018
Seleção senegalesa conseguiu duas vitórias depois de perder o primeiro duelo, diante da Holanda, e confirmou a classificação
A reviravolta de Senegal no Grupo A da Copa do Mundo foi impressionante. Depois de perder a estreia para a Holanda, por 2 a 0, a equipe de Aliou Cissé conseguiu duas vitórias, diante de Qatar e Equador, e se classificou como segundo colocado. A vaga veio de maneira dramática e emocionou ainda mais os africanos, que honraram o nome do continente após ausência no mata-mata em 2018.
Na última edição da Copa do Mundo, os Leões não conseguiram a classificação no Grupo H por um motivo inusitado. Senegal empatou com o Japão em todos os critérios primários de desempate, e a vaga teve que ser decidida no número de cartões amarelos. A maneira como a seleção foi eliminada machucou e, por isso, o lugar nas oitavas de final foi ainda mais valorizado neste ano.
O JOGO
O primeiro tempo entre Senegal e Equador foi morno, com as equipes se estudando bastante ao longo dos 40 minutos. Precisando da vitória, Senegal se lançou ao ataque no fim da etapa inicial e conseguiu abrir o placar com gol de pênalti de Ismaila Sarr. O tento incendiou a partida, já que eliminava os sul-americanos, que dependiam apenas de um empate.
A metade final do duelo foi marcado por grandes chances, e os dois goleiros fazendo milagres. O Equador chegou a empatar com Moisés Caicedo, mas, três minutos depois, o capitão Kalidou Koulibaly testou firme para dar a vantagem e a vaga aos senegaleses. O momento foi de emoção após o apito final.
OUTRAS SELEÇÕES AFRICANAS EM DISPUTA
Além de Senegal, outras quatro seleções africanas ainda disputam uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Tunísia e Camarões estão em situação mais complicada em seus respectivos grupos. Enquanto o primeiro ocupa a lanterna do Grupo D, que tem França, Dinamarca e Austrália, o segundo acumula apenas um ponto no Grupo G, de Brasil, Suíça e Sérvia. Ambos precisam de uma vitória para se classificar.
Em compensação, Marrocos e Gana estão em situação mais tranquila. Os marroquinos dividem a liderança do Grupo F com a Croácia, dependendo apenas de um empate diante do já eliminado Canadá para se classificar. Enquanto isso, a seleção ganesa confirma a vaga com um triunfo sobre o Uruguai, desesperado por um lugar nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Senegal enfrentará a Inglaterra nas oitavas de final. A partida acontecerá neste domingo (04), às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Doha. A seleção senegalesa tentará fazer história, repetindo o feito de 2002, e chegar às quartas pela segunda vez vez.