Fifa eleva a nível mundial suspensão de técnico venezuelano denunciado por abusos
Kenneth Zseremeta foi denunciado em manifesto assinado por 24 atletas, em 2021
A Fifa ampliou mundialmente a suspensão de 20 anos do técnico Kenneth Zseremeta por abusos denunciados por atletas da seleção sub-17 da Venezuela, incluindo acusações de abuso sexual e psicológico.
O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu estender a nível mundial a suspensão de 20 anos do técnico Kenneth Zseremeta. Em 2021, 24 atletas da seleção sub-17 da Venezuela denunciaram o panamenho por abuso sexual e psicológico contra uma delas.
“A Fifa, por meio de seu Comitê Disciplinar, comunicou sua decisão de estender a sanção imposta ao ex-técnico panamenho Kenneth Zseremeta em todo o mundo e por vinte (20) anos. Esta decisão está ligada às graves alegações de abuso que têm sido objeto de investigação”, publicou a Federação Venezuelana de Futebol.
A decisão atende a um pedido feito pela entidade que comanda o futebol da Venezuela. A medida é considerada iniciada em abril de 2022 e suspende Zseremeta de todas as atividades relacionadas ao futebol.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O técnico trabalhou com as seleções femininas do país entre 2010 e 2017. Em 2021, Deyna Castellanos publicou um manifesto assinado com outras 23 companheiros denunciando abuso sexual contra uma delas e psicológico contra outras.
“Desde o ano de 2013 até 2017, ocorreram numerosos incidentes ao redor da figura do treinador Zseremeta . Os mais comuns são o abuso físico e psicológico durante os treinamentos. Muitas de nós seguimos com traumas e feridas mentais que nos acompanham em nosso dia a dia”, dizia trecho do comunicado.
La FIFA ratifica la sanción de inhabilitación a nivel mundial a Kenneth Zseremeta
🔗https://t.co/hkiPehW0U1#FVF pic.twitter.com/mBhywKLwED
— FVF (@FVF_Oficial) April 4, 2025