Jornal: CBF quer "boa vontade" de rebeldes com calendário de 2014
Em declarações divulgadas nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu compreensão com o calendário do futebol nacional para 2014, divulgado na última semana. A posição da entidade é uma resposta ao Bom Senso FC, grupo de 75 jogadores que pedem a reformulação do calendário, tentando diminuir a quantidade de jogos por ano.
Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, lembrou que o Campeonato Brasileiro será paralisado por 45 dias no próximo ano em virtude da Copa do Mundo. Em virtude disso, pediu “boa vontade de todas as partes” e “conciliação”: “se tivermos um mês para a pré-temporada, e o Brasileiro sendo interrompido durante a Copa, o ano não termina para o futebol”.
O grupo de jogadores quer que, a partir de 2015, o calendário seja repensado de forma mais abrangente. Em 2014, a temporada começa em 12 de janeiro, 34 dias após o término do Campeonato Brasileiro. Considerando os 30 dias de férias, as equipes terão apenas quatro dias de pré-temporada. A CBF diz que propôs parcelamento de férias no próximo ano, sendo 24 dias entre dezembro e janeiro e outros 10 durante a Copa do Mundo. “Não quiseram”, explicou Carlos Eugênio Lopes.
O presidente da CBF, José Maria Marin, aceitou se reunir nos próximos dias com o grupo. No entanto, nenhum representante do Bom Senso FC pediu encontro com o dirigente até aqui.