Série B: saiba do que seu time precisa para subir ou evitar rebaixamento
A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro será realizada neste final de semana e definirá o último classificado para a elite nacional de 2014 e os dois clubes que serão rebaixados para a terceira divisão. Sabe o que seu time precisa para conseguir o acesso ou evitar a queda? Confira abaixo:
Até o momento, Palmeiras (campeão), Chapecoense (vice) e Sport já estão confirmados na Série A do Brasileiro do ano que vem. A quarta e última vaga na elite é disputada por Figueirense, Icasa e Ceará. Do outro lado da tabela, ASA e São Caetano já estão rebaixados. O Paysandu possui chances muito remotas de se salvar, enquanto Guaratinguetá e Atlético-GO fazem um jogo de "matar ou morrer" no Serra Dourada.
Quarto colocado do G-4, o Figueirense é o time mais próximo da quarta e última vaga para a Série A de 2014. Precisa apenas vencer na casa do Bragantino para confirmar o acesso - desde que o Icasa não conquiste uma goleada improvável sobre o Paraná, em Curitiba, tirando uma diferença de saldo de gols que, hoje, é de 13. Se não vencer, o clube catarinense precisa torcer por tropeços de Icasa e Ceará.
Para conseguir o acesso inédito à Série A, o Icasa precisa vencer o Paraná na Vila Capanema e torcer para o Figueirense tropeçar no Bragantino. Em caso de empate em Curitiba, o Figueirense precisaria perder no interior paulista e o Ceará não poderia vencer o Joinville.
O Ceará também tem chances matemáticas de conseguir o acesso, mas a possibilidade é mais remota: embora tenha os mesmos 59 pontos de Figueirense e Icasa, tem duas vitórias a menos. Desta forma, o time precisa vencer o Joinville no Castelão e torcer por tropeços dos dois adversários. Se empatar com o Joinville, Figueirense e Icasa teriam que perder seus respectivos compromissos.
O grande confronto direto entre duas equipes quase idênticas no campeonato e com o mesmo objetivo: evitar o rebaixamento para a terceira divisão nacional. O Guaratinguetá, por possuir um gol marcado a mais ao longo do campeonato joga por um empate no Serra Dourada para seguir na Série B (desde que o Paysandu não goleie o Sport na Ilha do Retiro por mais de cinco gols). Para o Atlético-GO, que havia disputado a elite do Brasileiro em 2012, só a vitória interessa.
Graças ao número de vitórias (20), o Sport já está garantido na primeira divisão de 2014. O Paysandu, por sua vez, tem uma missão praticamente impossível para evitar o rebaixamento: precisa golear o Sport por pelo menos cinco gols de diferença e torcer por um empate na partida entre Atlético-GO x Guaratinguetá.
As duas equipes que mais se destacaram na Série B de 2013 farão um jogo sem grande apelo: o campeão Palmeiras até já levantou a taça, enquanto a vice Chapecoense está ilhada na segunda colocação: a dez dos palestrinos e a sete do Sport, terceiro.
As duas equipes conseguiram se livrar matematicamente do risco de rebaixamento e poderão entrar em campo sem pressão para se despedirem da Série B de 2013.
Já estão rebaixados para a Série C de 2014 e se despedirão de mãos dadas da segunda divisão. O ASA, independentemente do resultado, não deixará o rodapé da tabela de classificação.
Não correm risco de rebaixamento e nem de vaga na zona de acesso. Cumprem tabela.
Estão, literalmente, no meio da tabela de classificação. Cumprem tabela em um jogo sem apelo algum.